UFCG implanta laboratório para estudo e reutilização de resíduos na construção civil

Com apoio do Programa Habitare, da Finep, e de empresas de granito, papel, couro e construção da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai inaugurar um laboratório de 380 metros quadrados direcionado ao trabalho com resíduos. O novo setor permitirá a caracterização e a emissão de laudos ambientais para matérias-primas secundárias – rejeitos de indústrias como construção civil, mineração e calçadista, com forte potencial de reutilização na produção de moradias. O laboratório também dará suporte ao desenvolvimento de novos materiais e componentes que tenham estes rejeitos em sua composição.

A implantação está sendo possível graças a uma associação entre os laboratórios de Engenharia de Materiais, de Engenharia Civil e de Engenharia Agrícola, da UFCG. Além disso, contou com a  parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rede amplia esforços

Integrada à rede de pesquisa ´Ciência, tecnologia e inovação para melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social`, financiada pelo Programa Habitare, a Universidade Federal de Campina Grande trabalha na linha de resíduos em conjunto com a Universidade de São Francisco (USF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A cooperação entre os professores está permitindo o desenvolvimento e a avaliação de produtos inovadores focados nas necessidades habitacionais e no potencial de suas regiões.

A Universidade de São Francisco trabalha com o resíduo de gesso e de materiais cerâmicos. Os restos da indústria cerâmica, por exemplo, estão sendo agregados a blocos de vedação. A Universidade Federal de Campina Grande trabalha com a produção de blocos e placas leves de vedação com adição de diferentes materiais, entre eles a borracha resultante da indústria de calçados, resíduos de cerâmica, pó gerado no corte de granito e o rejeito do caulim.

Na UFSC, cinzas de termoelétricas, cinzas de casca de arroz e o entulho da construção e demolição estão entre as matérias-primas secundárias estudadas. Também com apoio do Programa Habitare, a Universidade Federal de Santa Catarina implantou o Laboratório ValoRes (Valorização de Sub-Produtos Industriais), que tem como uma das linhas de pesquisa a avaliação de contaminantes dos resíduos da construção, visando seu reaproveitamento sustentável.

O trabalho em rede de pesquisa deve possibilitar um avanço nos procedimentos para avaliação de materiais e componentes com o uso de resíduos. A padronização das metodologias é etapa estratégica na pesquisa relacionada ao reaproveitamento desse "lixo" na construção habitacional. Estão ainda sendo realizados estudos para otimização de parâmetros para eficiência da moagem e trituração de resíduos, outro campo fundamental nos estudos de utilização na construção habitacional. Os estudos ainda buscam gerar metodologias para avaliação física e ambiental de novos produtos.

(Assessoria de Imprensa do Programa Habitare/Finep)

Data: 07/05/2008