Universidade aberta abrirá 40 mil vagas

Novos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da educação a distância, foram aprovados pelo MEC. Ao todo, serão 271 novos pólos, com a oferta de 40 mil vagas. A previsão é de que, a partir de julho, as instituições de ensino superior ligadas à UAB comecem a lançar vestibulares com as novas vagas. Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos aos processos seletivos das instituições de ensino superior.

No segundo edital, cerca de 90% dos cursos são de licenciatura e voltados para a capacitação de professores da rede pública. “Para o MEC, a melhoria da qualidade da educação básica é prioridade e a UAB tem papel fundamental na formação de professores”, afirmou o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Com os novos pólos, a Universidade Aberta atingirá a marca de 562 pólos ao fim de 2008, dos quais 291 já estão em funcionamento. Com isso, o governo terá conquistado mais da metade (67%) da meta de 830 pólos, prevista para 2010.

A lista dos novos pólos está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 7. Segundo o coordenador da UAB, Celso Costa, o objetivo é fazer com que cada pólo atenda à população num raio de 120 quilômetros. “Para isso, estamos fazendo um planejamento estratégico, levando em consideração as microrregiões de cada estado”, afirmou. Ele ressaltou que, com o total de pólos implantados, serão ofertadas 140 mil novas vagas em cursos de graduação e especialização a distância.

Nos pólos, é oferecida a infra-estrutura necessária para as atividades presenciais dos cursos, como laboratórios de informática e biblioteca. Além disso, os pólos também dispõem de uma equipe de tutores para auxiliá-los nos estudos.

(Renata Chamarelli - MEC)

Data: 08/05/2008