Projeto da UFCG reforça aprendizado de alunos do Ensino Médio no Curimataú

Noventa alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, estão atuando como monitores em escolas da rede pública nas cidades de Cuité, Picuí, Nova Floresta e Barra de Santa Rosa, como parte do desenvolvimento da prática docente. Além de reforçar o aprendizado dos alunos - todos do Ensino Médio - os universitários buscam estimular nos estudantes o gosto pelos cursos de licenciaturas, especialmente os de Física, Química, Matemática e Biologia, que são oferecidos no Centro de Saúde e Educação (CES).

O trabalho faz parte do projeto de extensão De Mãos Dadas com o Ensino Médio e tem o apoio das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Cada aluno, segundo o diretor do Centro, Márcio Caniello, recebe uma bolsa de manutenção da monitoria no valor de R$ 120. “A bolsa é uma assistência estudantil que serve para ajudar os estudantes, - a maioria carente - com alimentação, transportes e moradia”, destaca. Caniello lembra que o projeto integra a comunidade à Universidade, tornando possível o aproveitamento das pesquisas da instituição para o benefício de toda a população.

O projeto, coordenado pelo assessor de Pesquisa e Extensão do CES, Luciano Barose, também conta com o apoio de estudantes voluntários, ou seja, alunos não assistidos pelas bolsas pagas com orçamento próprio da UFCG. Nas escolas onde as atividades acontecem, os monitores têm salas próprias, onde ajudam a esclarecer assuntos pouco compreendidos nas áreas de Matemática, Física, Biologia e Química.

Para serem monitores e terem direito às bolsas, os alunos passam por um processo seletivo delicado, avaliado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da UFCG. Após classificados, cada estudante tem que cumprir quatro horas semanais de trabalho. “Isso os têm ajudado a se qualificarem e a valorizarem os cursos nos quais estão matriculados. Também temos sentido reflexo na receptividade dos cursos por parte dos alunos do Ensino Médio, que é nossa principal meta: aumentar o interesse desse grupo nos cursos que oferecemos nas áreas de licenciaturas”, finaliza Caniello.

(Rosângela Araújo, Ascom/UFCG - 08.05.08)

Data: 08/05/2008