Programa da UFCG vai oferecer tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Além de medicação, fumantes receberão suporte fisioterápico para as doenças pulmonares diagnosticadas

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente um terço da população mundial, acima de 15 anos, é composta por fumantes. No Brasil, calcula-se que este número gire em torno de 35%, ou seja, 38 milhões de pessoas.

A mesma pesquisa mostra um dado interessante: o desejo de abandonar o fumo cresce com a idade. Na faixa dos 12 aos 17 anos, 5% dos dependentes desejam parar de fumar. Na faixa etária com mais de 35 anos essa intenção sobe para 20%.

Abandonar o vício, entretanto, não é uma tarefa fácil. Apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar por conta própria. Colaborar nessa luta é o objetivo do Programa Multidisciplinar de Tratamento do Tabagismo, desenvolvido por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Através deste programa de extensão universitária, 360 fumantes maiores de 18 anos receberão, ao longo de 6 meses, tratamento gratuito. “Eles serão tratados com o medicamento Cloridrato de Bupropiona, utilizado mundialmente com excelentes resultados no tratamento do tabagismo, além do suporte fisioterápico para as doenças pulmonares diagnosticadas”, informa a professora Deborah Dantas, da UFCG, que orienta o projeto em conjunto com a professora Maria Augusta, da UEPB. O medicamento será fornecido pelo laboratório Eurofarma.

“A cada semana, serão inscritos e tratados até 15 pacientes, que serão atendidos por ordem de inscrição. Tanto os pacientes quanto os familiares dos mesmos, ou pessoas que com eles convivem como fumantes passivos, receberão informações através de palestras ilustrativas a respeito dos males causados pelo tabagismo”, explica a professora.

Os fumantes interessados em receber o tratamento poderão se inscrever já a partir da próxima segunda, 12, diretamente no Hospital Universitário Alcides Carneiro, ou por telefone com os alunos responsáveis: Samuel Kelson - (83) 8886.8623, Suellen Dias - 8853.6620, Analine Alves - 9139.6975, e Clarísia Cohen - 9152.7601.

As inscrições devem ser feitas de segunda a quinta-feira.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 09/05/2008