Reitor da UFCG participa do III Seminário Nacional do Reuni em Natal

Nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, o reitor Thompson Mariz participa do III Seminário Nacional do Reuni – Inovações Acadêmicas: Reestruturação e Impactos Administrativos, que acontece em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo do evento é discutir experiências de inovação acadêmica e seus impactos, como também, a gestão administrativa numa reestruturação universitária. A coordenadora de Avaliação Institucional da UFCG, Vânia Sueli Guimarães, acompanha o reitor no encontro.

Durante o seminário, reitores, pró-reitores de graduação, de planejamento e administração das universidades federais e representantes do Ministério da Educação trocam experiências e geram subsídios para o sistema de acompanhamento qualitativo do Reuni, desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior do MEC.

O Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, apresentado em 2007 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma solicitação feita pela Andifes em 2003.

Até 2012, serão 2,4 bilhões em investimentos, 93.319 novas vagas e 1.285 novos cursos de graduação. Destes, 696 são noturnos, 331 de licenciaturas, 640 de mestrados e 428 de doutorados. O total de matrículas alcançará 1,1 milhões de alunos. Serão criados 25 mil cargos e funções para ocupação escalonada nos próximos quatro anos, de acordo com o Projeto de Lei assinado recentemente pelo presidente.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG, com dados da Andifes)

Data: 13/05/2008