UFCG promove dia de campo para alunos de Biologia do campus Cuité

O Centro de Educação e Saúde da UFCG, campus Cuité, promoveu na manhã desta quarta, 14, um dia de campo para cerca de 32 alunos do curso de Licenciatura em Biologia. A atividade foi realizada nas cachoeiras do sítio Marimbondo, distante 5 Km do centro de Cuité, PB, e teve a participação dos professores Ana Maria da Silva, Francisco José Victor de Castro, Cristiane Francisca da Costa, e ainda, do vice-diretor do Centro, Ramilton Marinho Costa.

O dia de campo teve como objetivo o reconhecimento do meio ambiente que circunda o campus além de realizar levantamento da flora e da fauna, registro de aves, coleta de alevinos e a elaboração de um projeto turístico ambiental, que deverá estar integrado ao Projeto do Horto Florestal da UFCG - Cuité.

O Horto

O Horto Florestal é uma área de 73 hectares, doada pela prefeitura local para uso da UFCG. Será uma ferramenta fundamental para o ensino, pesquisa e extensão do Centro de Educação e Saúde, pois será utilizado para fins educacionais e científicos, beneficiando não só os alunos do Centro, bem como alunos das escolas da região, além de estudantes de outras universidades.

“O local será um espaço para o desenvolvimento de pesquisas, já que a área é um laboratório ao ar livre para alguns cursos do Centro como Biologia, Química, Física e Farmácia, contribuindo para um aprendizado prático de conhecimentos repassados em sala de aula”, destacou Ramilton Marinho.

O horto também terá fins recreativos e turísticos, contribuindo para geração de emprego e renda para a população local. Seguindo o preceito do turismo ecológico, a área contará com trilhas ecológicas, rapel dentre outras atividades.

(Rosenato Barreto, da SPE/UFCG)

Data: 14/05/2008