Programa Globo Universidade mostra pesquisas da Universidade Federal Fluminense

Neste sábado, dia 17, os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello mostram pesquisas desenvolvidas pelos cursos de História e Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). No campo dos estudos físicos, o professor Carlos Eduardo Fellows explica como utiliza métodos ópticos para fazer medições de poluentes na atmosfera. Ele é o representante brasileiro de uma rede mundial que quer estabelecer um monitoramento contínuo do céu e alertar a população sobre como está a poluição do ar.

Já o professor Thadeu Penna apresenta sua criação, um modelo computacional capaz de analisar os movimentos populacionais, principalmente em relação ao envelhecimento. Por meio do “Modelo Penna” (citado em mais de 200 artigos no mundo todo), ele mostra que existe um comportamento universal no que diz respeito ao envelhecimento em todas as espécies. E o professor Roberto Meigikos fala sobre a área da Radioecologia, que une os estudos de física nuclear aos de meio ambiente.

Do Departamento de História da UFF, Bianca e André apresentam o trabalho do professor Ronaldo Vainfas, que analisa, por meio da micro história, a época colonial brasileira e a atuação da Inquisição. Como exemplo de seu estudo, ele fala sobre a biografia que fez de um jesuíta de São Paulo condenado por traição, cuja história ilustra bem a época. A professora Georgina Santos, que estuda as freiras condenadas pela Inquisição no século XVII, explica por que mulheres de origem judaica não são aceitas como freiras nas ordens brasileiras. Num estudo inédito, a professora Vânia Fróes pesquisa um antigo manuscrito – pintado por um italiano discípulo de Giotto e lavrado a ouro – trazido por D. João VI.

Possivelmente o mais antigo Livro de Horas português, ele teria sido escrito pelo rei D. Fernando e data de 1378. E a professora Laura Antunes Maciel mostra sua pesquisa sobre a imprensa popular carioca a partir do final do século XIX.

No quadro Fora de Série, alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) mostram o protótipo que criaram, capaz de controlar remotamente aparelhos em casa por meio da Internet. Em Mérito Acadêmico, o professor Jorge Hamilton, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresenta a pesquisa que fez a partir de técnicas de geoprocessamento, que estuda o passado e o presente das dunas dos Lençóis Maranhenses. E o quadro Eu Amo Meu Trabalho apresenta o dia-a-dia de uma gastrônoma. O Toque de Mestre desta semana, sobre o mercado de trabalho, vai para os professores de Física.

O Globo Universidade vai ao ar aos sábados, logo após o Globo Ecologia.

(Central Globo de Comunicação)

Data: 14/05/2008