Inscrições abertas para intercâmbio de doutorandos do Brasil e da França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC), está com inscrições abertas, até 30 de junho 2008, para o Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro (CDFB). O objetivo do programa é formar recursos humanos de alto nível, no Brasil e França. Doutorandos brasileiros e franceses poderão ter o título reconhecido automaticamente nos dois países, nos casos de co-tutela. Para isso, é necessário que os estudantes brasileiros façam parte de seu doutorado na França e que os doutorandos daquele país realizem parte de seu doutoramento no Brasil, nas diversas áreas do conhecimento.

O Colégio Doutoral é uma parceria entre a CAPES e o Conselho de Presidentes de Universidades Francesas (CPU). Pelo Brasil podem participar do Programa, alunos dos cursos avaliados com nota igual ou maior que cinco, pela França somente alunos de universidades consorciadas com a CPU.

O programa concede bolsas de estudos, na modalidade doutorado-sanduíche, a estudantes brasileiros em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o doutorando deverá permanecer na instituição de destino por um período de 12 a 24 meses. Na categoria de co-orientação, a permanência deverá ser de 12 meses.

Os selecionados terão direito ao financiamento de bolsas mensais no valor de € 1.100,00, passagens aéreas, em classe econômica promocional, auxílio instalação, e seguro saúde proporcional. Além disso, se estiver previsto no acordo entre as instituições, o orientador estrangeiro receberá diárias para participar da defesa de tese de seu orientando. O início das atividades está previsto para outubro de 2008 na França. Acesse o Edital do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro.

(Assessoria de Imprensa da CAPES)

Data: 15/05/2008