EDUFCG lança livro sobre História da Paraíba nesta terça

História da Paraíba é o tema do livro que a Editora Universitária da UFCG (EDUFCG) lança nesta terça, 20, às 18h30min, no hall do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande.

Composto por treze capítulos, escritos por professores universitários e de escolas publicas e privadas do estado, o livro aborda temas como a Pré-história da Paraíba, os nativos que pelo Brasil habitavam quando da conquista e colonização portuguesa, a escravidão negra e indígena, a inquisição e as revoltas populares na colônia e no império.

Na obra também são analisados temas pouco comuns nos livros didáticos atuais, sejam eles da historia da Paraíba ou do Brasil, como as transformações urbanas ocorridas entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, as mudanças de costumes e hábitos provocados pelas transformações urbanas e pela chegada de equipamentos modernos, o mundo feminino e a prostituição e as mudanças na vida de homens e mulheres da Paraíba.

Os autores são os professores Antonio Clarindo B. de Souza, Fabio Gutemberg R. B de Sousa, Gervácio Batista Aranha, José Pereira de Souza Jr., Josemir Camilo de Melo, Luciano Mendoça de Lima, Maria Vitória B. Lima, Solange P. da Rocha e Uelba Alexandre do Nascimento.

(Carlos Leão, Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2008