topo_cabecalho
UFCG promove lançamento de nova edição da Revista Ariús

Será realizada nesta terça-feira, 20, a partir das 17 horas, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI/CH), na UFCG, campus Campina Grande, a solenidade de lançamento da revista Ariús - Revista de Ciências Humanas e Artes - volume 13 - nº 2.

 

A revista destaca, nesta edição, entre outros trabalhos, o artigo intitulado Formação Docente: conhecimentos científicos e saberes dos professores, elaborado por Antônio Joaquim Severino, professor da USP. Também traz temas como o Dossiê Língua, Linguagem e Literatura: a formação docente em discussão, além de uma sessão especial: O Nordeste, a Paraíba e Campina Grande em foco.

 

Para o professor André Augusto Diniz Lira (UAED/CH), Editor da Revista Ariús, a publicação vem se desenvolvendo e isto se deve, entre outros aspectos, às repercussões advindas da criação e da consolidação de novos Programas de Pós-Graduação stricto senso, no Centro de Humanidades da UFCG, como o Mestrado em Linguagem e Ensino, o Mestrado em História e o Doutorado em Sociologia.

 

"Desde o primeiro número do volume 13, a proposta inicial da revista, em se constituir como um periódico local, cedeu lugar a uma dimensão mais ampla, que converge com uma teia discursiva maior, sob dois aspectos: uma participação efetiva de colaboradores externos, alçando um âmbito nacional, e uma perspectiva mais multi, inter e até anti-disciplinar", acrescentou o editor.

 

"A partir deste novo número, a revista se constitui por diversas seções, tendo: um autor convidado, um dossiê temático e uma seção denominada outros temas, a qual agrega contribuições de várias categorias, que não se enquadram no dossiê", finalizou.

 

Durante o evento, estão previstas as participações do professor Lemuel Guerra, Diretor do Centro de Humanidades, apresentando A construção de uma nova Ariús; do professor André Lira, abordando A Organização do novo número e a proposta editorial da revista; e, ainda, da professora Maria Augusta G. de M. Reinaldo (UAL/CH) que irá fazer a apresentação do dossiê temático Língua, Linguagem e Literatura: a formação docente em discussão.

 

(Franz Mikhailovitch, Ascom/UFCG)


Data: 19/05/2008