XXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos começa nesta terça

A abertura está marcada para as 19h30min, no Garden Hotel

Campina Grande sedia até a próxima sexta-feira, 30, o XXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos (ENDPRH) das Instituições Federais de Ensino. O evento, que acontecerá no Garden Hotel, está sendo promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mas conta com uma comissão organizadora formada por integrantes de diversas unidades de ensino federais do Brasil.

O número de inscritos, 340, já ultrapassou o esperado pelos organizadores. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas via Internet no site oficial do evento, www.endp2008.ufcg.edu.br, onde também consta toda a programação. A abertura acontecerá às 19h30min, da terça-feira, com a presença do reitor Thompson Mariz.

Com o tema Aprimorando Habilidade e Competências na Gestão de Talentos Humanos Garantindo a Efetividade nas Ações de Desenvolvimento de Pessoas, o Encontro contará com  mais de 20 técnicos dos ministérios do Planejamento e da Educação, que vão proferir palestras e discutir novas mudanças sobre a temática em nível nacional.

A 28ª edição do evento, segundo o coordenador geral do Encontro e secretário de Recursos Humanos da UFCG, José Marcos Gonçalves Viana, já tem público recorde na história dos encontros. “Campina Grande é segunda cidade, que não é capital, a sediar o evento”, ressaltou José Marcos, lembrando que a outra exceção foi Uberlândia, em Minas Gerais.

A escolha de Campina Grande aconteceu no XXVII ENDPRH, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, em maio do ano passado. Os integrantes de Salvador tentaram levar a edição deste ano para a capital baiana, mas perderam nos argumentos apresentados pelos representantes campinenses. O ENDPRH é o principal evento de dirigentes de recursos humanos do sistema federal de ensino e reúne gestores e servidores das Universidades Públicas Federais, Escolas Agrotécnicas e Centros de Formação (Cefets), ligados á área.

O propósito, como enfatiza José Marcos, é promover a discussão dos grandes temas relacionados à expansão do conhecimento no campo dos recursos humanos e da gestão de pessoas nessas instituições, objetivando melhorar a atuação desse pessoal no trabalho diário. Apesar de ser voltado especialmente ao público das instituições de ensino federal, nas últimas edições, se observou a abertura para gestores e servidores de RH de outras instituições públicas federais estaduais e municipais não ligadas ao ensino.

O evento acontece todos os anos e desde o seu início tem contribuído para inúmeras melhorias no sistema de recursos humanos das instituições envolvidas, como atesta o secretário da SRH da UFCG. Este ano, além das palestras e outras discussões, serão realizadas oficinas para os servidores, os quais terão que atuar como multiplicadores nas entidades que trabalham.  As oficinas serão voltadas apenas a 35 servidores da região Nordeste.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 27/05/2008