MEC estuda fazer mudanças no Enem

Objetivo é que notas de diferentes edições do exame possam ser comparadas

O Ministério da Educação estuda mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) de 2009, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.

Seguindo padrões internacionais, o Inep pretende que seja possível comparar as notas de diferentes edições do Enem, o que não ocorre atualmente.

— O Enem é uma prova clássica que tem bastante sucesso de público. Mas tem uma deficiência de medida, porque os anos não são comparáveis — justificou Reynaldo.

Segundo ele, a comparação já é possível no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Alunos que fazem vestibular serão os maiores beneficiados pela mudança, já que grande parte dos processos seletivos das universidades permite apenas a utilização da nota do último Enem. Hoje, quem fez o exame em 2006 e quer prestar vestibular em 2008 não pode usar a pontuação do Enem, o que poderá passar a fazer. A mesma restrição prejudica quem busca bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, e só pode usar a nota do Enem se tiver feito da última prova.

Outra alteração significativa no Enem, de acordo com o presidente do Inep, é que a prova com 63 questões objetivas pode deixar de ser única para todo o país.

(O Globo, 22/05/08)

Data: 23/05/2008