Envelhecimento e Fragilidade é tema de simpósio na UFCG

Envelhecimento e Fragilidade é o tema de simpósio nesta terça-feira, 27, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Promovido pelo Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Piati) e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o evento analisará o processo de envelhecimento, suas questões, relacionamento com o mundo e características de adaptabilidade. Também tem por objetivo informar e apresentar alguns dos projetos universitários desenvolvidos. Gratuito e voltado para o público em geral, está marcada para começar às 8h30min, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande.

Como destaque do simpósio, teremos a apresentação do Projeto Rede Fibra (Fragilidade do Idoso no Brasil) – que começa a traçar um perfil dos idosos no país focando nas fragilidades sob a ótica de várias especialidades – projeto elaborado pelas universidades de Campinas (Unicamp), de São Paulo (USP), Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A conferência de abertura será com a coordenadora do projeto, e da pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação da Unicamp, professora Dr. Anita Liberalesso Néri, que permanecerá em campina Grande até a próxima quinta-feira, 29, divulgando a pesquisa e se reunindo com os coordenadores locais do projeto e estudantes das instituições envolvidas.

A mesa-redonda "Projetos Universitários sobre Envelhecimento" - com professores da UFCG, UEPB e UNIPB que realizam projetos de extensão e pesquisa sobre o envelhecimento humano - e a palestra "Biopolítica e velhice", com o professor Alarcon Agra do Ó, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, também fazem parte da programação do simpósio.

Piati

O Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade integra quatro projetos das áreas disciplinares de Ciências Sociais, Educação,  História e Ciências da Saúde,  que realizam atividades de extensão e pesquisas com segmentos idosos da população campinense e irão participar da pesquisa da Rede FIBRA, juntamente com os projetos da professora Maria do Carmo Eulálio, da UEPB.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 26/05/2008