topo_cabecalho
Bolsa de doutorado será lançada na Câmara

Bolsa Deputado Júlio Redecker de Estágio de Doutorando nos EUA" será destinada anualmente a dois doutourandos brasileiros das áreas de Ciência Política, Direito, Relações Internacionais, Sociologia e estudos sobre os EUA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel; e sub-secretária de Estado dos EUA para Assuntos Educacionais e Culturais, Goli Ameri, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, lançam nesta terça-feira a "Bolsa Deputado Júlio Redecker de Estágio de Doutorando nos EUA - Capes/Fulbright". A solenidade será às 15h, no Salão Nobre da Câmara.

A bolsa é uma parceria entre Capes, do MEC, e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). O objetivo é incrementar o conhecimento brasileiro sobre os EUA e sobre as relações bilaterais entre os dois países.

Júlio César Redecker, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, foi o escolhido para dar nome à bolsa por sua destacada liderança jovem, por seu idealismo e por sua atuação no Congresso Nacional brasileiro para aumentar a boa-vontade e o conhecimento entre Brasil e EUA. Redecker teve quatro mandatos consecutivos como deputado federal e sua atuação esteve voltada para a geração de emprego e renda e para o fortalecimento do Mercosul.

Redecker morreu em 17 de julho de 2007, aos 51 anos, no acidente aéreo do vôo TAM 3054, em Congonhas, quando encontrava-se em trânsito para compor delegação do presidente da Câmara dos Deputados em vista oficial à casa dos representantes dos Estados Unidos da América.

Mais informações no site: http://www.fulbright.org.br


Data: 26/05/2008