Aberto Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos das Ifes

Evento prossegue até a sexta, no Garden Hotel, em Campina Grande

Ao som da Orquestra Sanfônica da Paraíba, foi aberto na noite dessa terça-feira, 27, o XXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos (ENDPRH) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento, que acontece no Garden Hotel, em Campina Grande, até a próxima sexta-feira, 30, é promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O secretário de Recursos Humanos da UFCG, José Marcos Viana, ao abrir o Encontro, falou que o evento é o momento presencial de um processo de educação à distância, extensão do processo constante de troca de informações entre os órgãos. “Uma reunião de talentos humanos, com a presença recorde de 340 inscritos, de 90% das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), aprimorando suas habilidades e competências para um serviço público cada vez melhor”, destacou.

Ao representar a Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos (CNDP), a gerente de Recursos Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dulce Tristão, leu o discurso da presidente, Carmem Regina Maia, refletindo sobre as “pontes a serem reconstruídas e trilhas a serem feitas e refeitas” apontando a necessidade de construção de um mecanismo de comunicação entre as secretarias e gerências das Ifes, seja pelo MEC ou pelo Ministério do Planejamento (MP).

O reitor Thompson Mariz, ao dar as boas vindas, convidou os participantes a conhecerem a cidade e a UFCG como parte do programa. Também teceu comentários sobre as políticas adotadas no gerenciamento de pessoal por parte do MEC e MP, falou da sua experiência como membro da Comissão de Recursos Humanos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e fez reflexões sobre motivações e avanços.

Reuni

Presente à abertura do ENDPRH, o coordenador Geral de Expansão e Gestão da Rede Ifes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), coordenador Geral do Reuni, Marcos Aurélio Souza Brito, disse ao EM DIA que o ministério valoriza muito o encontro por ser uma oportunidade única para integração do sistema e troca de experiências. “Nele, o MEC ouve, orienta e divulga suas mensagens. Colhe os anseios e trabalha as respostas”.

Marco Aurélio estará proferindo uma palestra nesta quinta-feira, 29, às 9 horas, e adiantou que algumas das demandas e queixas propaladas nos discursos de abertura terão as soluções anunciadas. “Também, com o Reuni, acabaremos com uma das maiores reclamações das Ifes: a autonomia para a forma de recomposição dos seus quadros. O sistema é aberto, dele será possível escolher qualquer uma das categorias funcionais necessárias”, exemplificou.

Encontro

Campina Grande é segunda cidade do interior brasileiro a sediar o evento. A escolha se deu pelo desenvolvimento tecnológico da cidade e a grande repercussão que a UFCG tem alcançado no cenário nacional.

Com o tema Aprimorando Habilidade e Competências na Gestão de Talentos Humanos Garantindo a Efetividade nas Ações de Desenvolvimento de Pessoas, o Encontro conta com  a participação de técnicos dos ministérios do Planejamento e da Educação, que discutem as novas diretrizes e repassam conhecimentos e técnicas de aprimoramento da gestão de pessoal nas instituições federais.

Veja a programação.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)