topo_cabecalho
Ações do CNPq no Plano Nacional de Ciência e Tecnologia são apresentadas a engenheiros e arquitetos

O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, participou, nesta quarta-feira (28/05), da Reunião Plenária do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) para apresentar aos conselheiros as ações e projetos da agência na área tecnológica, dentro do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia (PAC de C,T&I 2007-2010) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). “As áreas de tecnologia têm grande importância para o desenvolvimento do país e por isto estou aqui para lançar o desafio de aumentarmos o desenvolvimento desta área e sua produção científica e tecnológica”, disse o presidente do CNPq.

Marco Antonio Zago apresentou quatro linhas fundamentais de ação e seus desdobramentos na agência, definidas pelo PAC de C,T&I. O primeiro ponto foi a questão da formação de recursos humanos para a pesquisa, que visa aumentar a concessão de bolsas oferecidas pelo CNPq ao patamar de 95 mil bolsas até 2010, sendo 25 mil para Mestrado e Doutorado.

 

O segundo ponto diz respeito à questão da inovação tecnológica nas indústrias. O presidente mostrou diversos programas e investimentos da agência, com base tecnológica, para a integração entre universidade e empresa. Em seguida, Zago falou sobre os investimentos em linhas estratégicas, definidas pelo PAC de C,T&I para o desenvolvimento nacional. Essas linhas envolvem diretamente as áreas tecnológicas que os conselheiros do CONFEA podem fomentar em seus estados. Por último, mostrou ações que priorizam o investimento na ciência e tecnologia para o desenvolvimento social.

“Agora devemos encarar os desafios lançados com este Plano”, falou o presidente do CNPq. Entre os desafios mostrados, estão a busca de diminuição dos desequilíbrios regionais, o aumento dos investimentos na agricultura e produção de alimentos e o incentivo à produção científica brasileira para gerar um aumento do investimento do PIB nacional nesta produção.

“Todas estas ações estão diretamente relacionadas com as engenharias”, disse o presidente em exercício do CONFEA, Ricardo Veiga. “Vamos agora promover as medidas possíveis para que haja de fato aumento na produção científica nas áreas de engenharias, que são vitais para sustentar o desenvolvimento do país”, completou Zago.

Ao final da Reunião, o presidente do CNPq recebeu certificado de participação entregue pelo presidente do CONFEA.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 29/05/2008