topo_cabecalho
Capes recebe inscrições intercâmbio de instituições brasileiras e alemãs

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) recebe, até 30 de junho, inscrições para dois programas conjuntos de parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha: o Unibral, em nível de graduação e o Probral, em nível de pós-graduação. Os dois programas são realizados em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

 

O objetivo do Unibral é estimular o intercâmbio de grupos de estudantes de graduação e docentes brasileiros e alemães, a aproximação curricular de instituições de ensino superior dos dois países e o reconhecimento mútuo de créditos. A meta do Probral é incentivar o intercâmbio de docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.

Os dois programas financiam missões de trabalho de docentes e pesquisadores, com diárias e seguro saúde, e missões de estudos, com o pagamento de bolsas, seguro saúde e auxílio instalação. As duas modalidades têm direito a passagens aéreas. A duração dos projetos do Probral é de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano, já o Unibral é de dois anos, com prorrogação por igual período. As atividades do Probral terão início em março de 2009, já as atividades do Unibral em fevereiro de 2009. Para outras informações sobre o Unibral acesse aqui. Para saber mais sobre o Probral acesse aqui.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 29/05/2008