CONFEA realizará reunião do Colégio de Entidades Nacionais em Campina Grande

Órgão reúne presidentes de 28 entidades nacionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O reitor da UFCG, Thompson Mariz, fará palestra de abertura.

Presidentes de 28 entidades nacionais, das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, estarão em Campina Grande, de 12 a 14 de junho, para a primeira reunião extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN). Vinculado ao Sistema CONFEA/CREAs, o colegiado se reúne periodicamente para debater assuntos nacionais de interesse das áreas, elaborar resoluções e estabelecer políticas de formação e atualização de conhecimentos para profissionais do sistema.

O CDEN é coordenado pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Geraldo Baracuhy, que também é presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS). Ele destaca a realização do evento em Campina Grande “como uma excelente oportunidade para a comunidade universitária tratar de temas importantes com verdadeiras autoridades no assunto”. Segundo Baracuhy, os presidentes das entidades estarão à disposição da comunidade acadêmica para debates sobre assuntos específicos.

A solenidade de abertura, marcada para as 8h do dia 12, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), contará com a participação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, que abordará o tema Novos Itinerários Formativos com Novas Profissões. Participarão ainda o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, com a palestra As Profissões e o Desenvolvimento Brasileiro, e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que falará sobre A Crise Mundial de Alimentos e o Brasil. Também será ministrada uma Aula Master, dirigida a todos os estudantes universitários da cidade, com o tema Brasil e o Desenvolvimento.

A programação continua à tarde com a realização de visitas técnicas ao Centro de Tecnologia do Couro e Calçados do Senai e à indústria eletrônica Apel. Nos dias seguintes, as atividades prosseguem no Parque Tecnológico da Paraíba, com a apresentação de trabalhos, debates e oficina. Dentre os temas a serem debatidos estão o programa de incubadoras de empresas e financiamento da FINEP para novos empreendimentos tecnológicos, direito autoral e obras públicas inacabadas.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 30/05/2008