Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica começa quarta em Campina Grande

Mostra da produção científica da UFCG será exposta em stand

Tem início na próxima quarta-feira, dia 4, prosseguindo até a sexta, 6, no Garden Hotel, em Campina Grande, o Congresso 2008 da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI). Em sua 5ª edição, o evento reunirá pesquisadores, gestores de políticas públicas, técnicos e dirigentes de entidades atuantes na ciência, tecnologia e inovação (CT&I) num amplo debate visando à promoção da pesquisa e desenvolvimento das instituições científicas e tecnológicas do país.

Neste ano, o tema geral será Desníveis Regionais e a Inovação no Brasil. Estão programadas diversas conferências, apresentações de trabalhos e mesas-redondas abordando aspectos relacionados à interiorização e popularização da C,T&I, experiências de incubadoras, parques e pólos tecnológicos e políticas governamentais.

A cerimônia de abertura terá início às 19h da quarta, no Ball Room do Centro de Convenções Raimundo Asfóra, com a conferência magna Perspectivas das Instituições de Pesquisa Tecnológica frente aos desníveis regionais e a necessidade de inovação no Brasil, proferida pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias.

Ao longo do evento, uma pequena mostra da produção científica e tecnológica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) poderá ser conferida. Livros, vídeos, folderes e banners serão expostos em stand montado no Salão Principal do Centro de Convenções.

Na sexta, dia 6, o evento contará com a participação do secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, Márcio de Matos Caniello, que será um dos palestrantes da mesa-redonda Interiorização, Popularização de C,T&I e Responsabilidade Social, cujo relator será o coordenador do Programa de Estudos e Ações para o Semi-árido (Peasa/UFCG), Vicente de Paulo Albuquerque Araújo.

Paralelamente ao Congresso, será realizada no Salão Principal do Centro de Convenções a mostra fotográfica Memória da Ciência e Tecnologia: A Escola Politécnica, Origem de Campina Grande - Tecnopólo, do Projeto Memória da Ciência e Tecnologia da UFCG, coordenado pela professora Rosilene Dias Montenegro.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 02/06/2008