Reitor da UFPE é novo presidente da Andifes

A Andifes elegeu, na última quinta-feira (29/5), sua nova diretoria executiva. Amaro Henrique Pessoa Lins estará a frente da associação para a gestão 2008/2009. A eleição aconteceu durante a 70ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação, realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em seu discurso de despedida, o reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU) ressaltou a importância da gestão compartilhada entre os membros da Diretoria Executiva. De acordo com ele, a divisão de tarefas e responsabilidades reforçou a visão da Andifes como construção coletiva e democrática.

Ele também reconheceu o trabalho desenvolvido pela gestão anterior, afirmando ser fundamental dar continuidade às ações iniciadas nesta gestão e implementar as demais presentes no planejamento organizado pelo Diretório Nacional para auxiliar a nova Diretoria Executiva da Andifes.

Durante esta gestão, a Associação manteve interlocução com o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e as entidades ligadas à educação brasileira no sentido de promover o debate entre os diversos atores relacionados à área para fortalecer o sistema educacional brasileiro e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do país.

Entre os principais feitos estiveram: realização de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil e da RedeIFES, realização do Curso de Gestão da Internacionalização Universitária, organização do III Seminário Anual Andifes de Políticas Públicas para a Educação para tratar da carência de professores no ensino básico e apoio no I Fórum sobre as IFES, realizado pelo Tribunal de Contas da União, contribuição para aprimoramento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), início da estruração do Programa de Fortalecimento e Expansão da Pós-Graduação das IFES.

O novo presidente da Andifes, Amaro Lins, é engenheiro civil pela UFPE, mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ e doutor pela Coppe/UFRJ/Oxford University, com pós-doutorado pela Colorado University.

Atua na área de Engenharia Geotécnica e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil (95). Foi diretor do Centro de Tecnologia e Geociências de 1996 a agosto de 2003. Como pesquisador, já publicou trabalhos em seminários, congressos e em revistas nacionais e internacionais, atuando como consultor da Finep, Capes e CNPq.

Atualmente, cumpre seu segundo mandato a frente da UFPE e é presidente da Comissão de Avaliação Institucional da Andifes.

(Lílian Saldanha, da Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 02/06/2008