UFCG realiza XXI Olimpíada Campinense de Matemática

Competição reuniu mais de 2.400 alunos de 45 escolas do estado

Mais de 2.400 alunos de 45 escolas paraibanas, 20 delas públicas e 25 particulares, estiveram reunidos no último sábado, 31, no campus da UFCG em Campina Grande, para a realização da XXI Olimpíada Campinense de Matemática (OCM). As provas da competição - que é uma atividade de extensão da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG - tiveram início às 14h e foram divididas em três níveis: 1 - para alunos das 5ª e 6ª séries; 2 - para alunos das 7ª e 8ª séries, e 3 - para alunos do ensino médio.

“Participando de competições como esta, o aluno aumenta a sua capacidade de raciocínio, adquire mais maturidade, desenvolve a sua criatividade e acelera a formação de sua estrutura cognitiva”, defende o coordenador do evento, professor José de Arimatéia Fernandes, para quem os resultados são animadores.

“Vários alunos que já participaram das olimpíadas obtiveram boa classificação nos vestibulares da UFCG, UFPB, UEPB e até do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Em 2005, por exemplo, o ex-aluno da UFCG e ex-participante da Olimpíada Campinense de Matemática, Diogo Diniz conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática para estudantes universitários, realizada na Bulgária”, destacou.

Participaram da OCM, este ano, alunos de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Cuité, Várzea, Massaranduba, Nova Floresta, Lagoa Seca, Juazeirinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, Condado, Matinhas, Ingá, Cabedelo, Caturité, Mari, Boa Vista e Barra de Santana.

Como funciona

A Olimpíada Campinense de Matemática é realizada anualmente, sempre no primeiro semestre. Destina-se a alunos dos cursos fundamental e médio e se realiza em três níveis. Para cada um dos níveis, o aluno participante deverá resolver uma prova com dez questões de múltipla escolha e cinco questões nas quais o aluno deve explicitar a solução. As 20 melhores provas de cada nível são selecionadas e os alunos classificados são, então, preparados para a Olimpíada Brasileira de Matemática. As provas da OCM são elaboradas, aplicadas e corrigidas pela Comissão Local da Olimpíada, composta por professores da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 03/06/2008