topo_cabecalho
Especialistas debaterão educação do campo

A educação do campo será tema de debates na Universidade de Brasília (UnB), de 6 a 8 de agosto, durante o 2º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e o 2º Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro.  Um dos objetivos é estimular a articulação entre pesquisadores e criar grupos de estudos e linhas de pesquisa em apoio à produção e à socialização de conhecimentos sobre a educação e demais questões relativas ao campo.

 

Os dois eventos vão abordar cinco círculos de produção do conhecimento (CPC) — educação do campo e desenvolvimento; formação e trabalho docente nas escolas do campo; políticas de educação superior no campo; educação do campo, movimentos sociais e políticas públicas; políticas de educação profissional no campo.

 

“A importância fundamental do encontro e do seminário reside no desenvolvimento, na socialização e na reflexão do conjunto teórico-metodológico acumulado pelos diversos grupos ou equipes de pesquisas e suas práticas correspondentes em torno do setor agrário, contribuindo com a construção e implementação de políticas públicas de educação no campo”, destaca a coordenadora-geral de Educação no Campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Sara Lima.

 

A Secad é uma das promotoras do evento, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

 

Integrantes do Observatório da Educação no Campo, também são promotoras as universidades federais de Sergipe (UFS), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Ceará (UFC), da Paraíba (UFPB), do Pará (UFPA) e de Minas Gerais (UFMG), além da UnB.

 

As inscrições são limitadas à participação de 150 pesquisadores que  efetivamente trabalhem com o tema educação do campo. Para participar, é necessário encaminhar artigo sobre um dos cinco temas dos CPC, até 6 de junho, para análise e aprovação dos comitês científicos constituídos nas universidades participantes do observatório. O envio deve ser feito pela internet, na página eletrônica do encontro. Os trabalhos aceitos serão publicados em cd-rom. Mais informações no endereço eletrônico ctec@unb.br e pelos telefones  (61) 3340-6760 e 3307-2604.

 

(Fátima Schenini - MEC)


Data: 03/06/2008