Começa hoje em Campina Grande o Congresso ABIPTI 2008

Em debate, os desafios da inovação tecnológica no Brasil

Tem início nesta quarta-feira, dia 4, prosseguindo até a sexta, 6, no Garden Hotel, em Campina Grande, o Congresso 2008 da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI). A 5ª edição do evento terá como tema Desníveis Regionais e a Inovação no Brasil, e reunirá grandes nomes do setor da ciência e tecnologia do país.

Estão programadas diversas conferências, apresentações de trabalhos e mesas-redondas abordando aspectos relacionados à interiorização e popularização da C,T&I, experiências de incubadoras, parques e pólos tecnológicos e políticas governamentais.

A cerimônia de abertura, marcada para as 19h, no Ball Room do Centro de Convenções Raimundo Asfóra, terá como destaque a conferência magna Perspectivas das Instituições de Pesquisa Tecnológica frente aos desníveis regionais e a necessidade de inovação no Brasil, proferida pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias.

Durante os três dias do evento, uma pequena mostra da produção científica e tecnológica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) poderá ser conferida. Livros, vídeos, folderes e banners estarão expostos em stand montado no Salão Principal do Centro de Convenções, assim como a mostra fotográfica Memória da Ciência e Tecnologia: A Escola Politécnica, Origem de Campina Grande - Tecnopólo, do Projeto Memória da Ciência e Tecnologia da UFCG, coordenado pela professora Rosilene Dias Montenegro.

Na sexta, dia 6, o secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, Márcio de Matos Caniello, participará como palestrante da mesa-redonda Interiorização, Popularização de C,T&I e Responsabilidade Social, cujo relator será o coordenador do Programa de Estudos e Ações para o Semi-árido (Peasa/UFCG), Vicente de Paulo Albuquerque Araújo.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 04/06/2008