Prêmio Petrobras de Tecnologia será apresentado quarta-feira na UFCG

Haverá distribuição de brindes e palestra

Será apresentada nessa quarta-feira, 11, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, a quarta edição do Prêmio Petrobrás de Tecnologia. A apresentação acontecerá no auditório pela manhã e deverá reunir alunos de graduação, mestrado e doutorado da instituição.

No ano passado, o estudante do curso de Engenharia Química da UFCG, Arthur Costa Gonzaga, foi o grande vencedor do Prêmio Petrobras de Tecnologia, na categoria graduação, com o tema Tecnologia de Gás Natural. Arthur concorreu com o trabalho Desenvolvimento de Catalisadores (Fe/HZSM-5) Destinados à Síntese de Fischer-Tropsch, o qual foi orientado pela professora Meiry Gláucia Freire Rodrigues.

Para o Prêmio deste ano, a Petrobrás esta oferecendo R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação. Durante a apresentação, na quarta, os alunos receberão orientações e poderão esclarecer suas dúvidas, numa palestra marcada para as 10 horas. Na ocasião, haverá também a distribuição de brindes, incluindo camisetas, mochilas e canetas, além de material informativo”.

O Prêmio

Instituído em 2004, o Prêmio Petrobras de Tecnologia tem por objetivo fomentar o envolvimento da comunidade de ciência e tecnologia nos temas tecnológicos relevantes para a indústria de petróleo, gás e energia, reconhecendo a contribuição acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras, da indústria do petróleo nacional e da própria sociedade. Os trabalhos devem ser inscritos diretamente pelos autores até o dia 31 de julho.  O regulamento completo encontra-se no site: www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

Confira os temas deste ano

Tecnologia de Exploração

Trabalhos que contribuam para a evolução do conhecimento na busca de acumulações de óleo e gás e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.

Tecnologia de Perfuração e de Produção

Trabalhos que contribuam para viabilizar a perfuração de poços de petróleo, a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, assegurar a rentabilidade da produção em áreas terrestres e águas rasas, que contribuam para aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos dos reservatórios e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de produção.

Tecnologia de Refino e de Petroquímica

Trabalhos que contribuam para a excelência do refino e petroquímica, com ênfase no processamento de óleos pesados, na integração da petroquímica ao refino, no aumento da confiabilidade operacional e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de refino e petroquímica.

Teccnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados

Trabalhos que contribuam para aumentar a excelência operacional, a logística e a confiabilidade do armazenamento e transporte de petróleo, derivados e gás natural e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de transporte de petróleo e derivados.

Tecnologia de Produtos

Trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, antecipando o perfil de demanda e elevando o padrão de qualidade dos produtos para o mercado.

Tecnologia de Gás

Trabalhos que contribuam para a ampliação da utilização do gás natural na matriz energética brasileira e desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Energia

Trabalhos que contribuam para o uso racional das fontes energéticas existentes ou para o desenvolvimento de fontes renováveis alternativas de energia e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional

Trabalhos que contribuam para aumentar a segurança e o desempenho operacional incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Preservação Ambiental

Trabalhos que contribuam para aumentar a proteção ao meio ambiente incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

(Kennyo Alex/Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 09/06/2008