topo_cabecalho
UFCG promove Semana do Meio Ambiente em Patos

Palestra sobre o tema acontece às 19h desta quarta, no Fórum Miguel Sátiro

 

A Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, campus Patos, dará inicio nessa quarta, dia 11, à Semana do Meio Ambiente 2008. Uma palestra sobre a temática, está marcada para as 19h, no Fórum Miguel Sátiro. No dia 12, pela manhã, acontecerá a implantação dos postos de coleta de pilhas e baterias no município sertanejo.

 

Segundo a professora Joedla Lima, do CSTR, a semana tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar a natureza e levar aos estudantes do curso de Engenharia Florestal informações básicas sobre o meio ambiente que reforcem as atividades acadêmicas no centro.

 

A Semana Ambiental tem como tema geral: Venha Refletir Conosco e Tornar-se mais Consciente Perante as Questões Ambientais. Dentre os pontos a serem trabalhados como reflexão dentro da semana, estão Qual a relação entre a Engenharia Florestal e as questões ambientais? Qual a visão dos patoenses em relação ao meio ambiente? e Preocupação com o ambiente natural é moda?

 

De acordo com Joedla Lima, a sociedade civil tem papel fundamental na preservação do meio ambiente, devendo se unir em favor do meio em que vive, e, de maneira dinâmica, buscar alternativas propondo um mundo mais humano, além de desenvolver um trabalho coletivo, sério e produtivo. Só assim a mentalidade do homem poderá ser mudada e destinada a reverter os problemas ambientais causados pela falta de instrução, de informação e, principalmente, de responsabilidade.

 

Nos últimos anos, muitos pesquisadores e conservadores da área ambiental vêm afirmando que no futuro, ou seja, aproximadamente daqui a vinte anos, a humanidade sofrerá escassez dos recursos naturais, a exemplo da falta de água doce, que vai afetar a população mundial. “Por todos esses pontos”, destaca a professora, “é essencial que nos mobilizemos para fazer a nossa parte”.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 09/06/2008