Biblioteca Central da UFCG recebe Grandes Nomes da Paraíba

A Biblioteca Central da UFCG, em Campina Grande, está recebendo nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, a exposição Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado, que mostra através de 30 banners a vida e a obra de nomes paraibanos que fizeram história e destacaram no campo da poesia, da literatura, da música, da política, das artes plásticas dentre outras.

As personalidades são apresentadas através estrofes rimadas do poeta cordelista Manoel Monteiro (coordenador do projeto) e ilustrados por xilogravuras artista plástico-gravador Josafá de Orós, que retratam o semblante de cada personalidade. Ambos são identificados pelos talentos e pela qualidade de suas obras, conhecidas na Paraíba no Brasil e no exterior.

Na exposição o visitante poderá conhecer um pouco sobre Aluízio Campos, Antônio Dias, Ariano Suassuna, Argemiro de Figueiredo, Ascendino Leite, Assis Chateaubriand, Félix Araújo, Celso Furtado, João Pedro Teixeira, Augusto dos Anjos, José Américo, Leandro Gomes de Barros, Manoel Camilo dos Santos, Marinês, Padre Ibiapina, Padre Inácio Rolim, Paulo Pontes, Pedro Américo, Pinto do Monteiro, Raimundo Asfora, Ritinha Suassuna, Sivuca, Zé Limeira, José Lins do Rego, Geraldo Vandré, José Joffily, Maestro José Siqueira, Severino Cabral, Tomaz Santa Rosa e Virgínius da Gama e Melo. Cada exposição está sendo acompanhada de palestras temáticas que enfocam a importância destes nomes para a Paraíba e suas contribuições para o memorialismo, a história, a cultura, as artes etc.

O projeto tem o financiamento do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, da empresa de telefonia Oi e o apoio da Oi Futuro. Dentre os seus objetivos o projeto visa possibilitar que cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários de escolas, instituições culturais e artísticas do Estado e a população como um todo conheçam nomes e obras de personagens importantes de nossa história através da realização de exposições em alguns municípios paraibanos.

A exposição que é itinerante estará também no hall de entrada da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (antigo DART) nos dias 18 e 19 de junho e no Centro de Educação e Saúde, campus de Cuité, nos dias 19 e 20. Na agenda do Projeto ainda estão programadas exposições em na UEPB (12 de junho), FIEP (14 de junho) e Soledade, nos dias 16 e 17 do corrente.

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas através do sítio eletrônico: www.paraibagrandesnomes.blogspot.com, do email: josafadeoros@gmail.com ou dos telefones 9313.0959 e 9129.6137.

(Rosenato Barreto de Lima – Assessor de Imprensa do Projeto)

Data: 10/06/2008