Coordenadores da UAB reúnem-se em Porto Alegre

Com o objetivo de discutir a implantação da Universidade Aberta do Brasil na região Sul, durante os dias 11 e 12 de junho, estarão reunidos em Porto Alegre (RS) mais de 85 coordenadores de pólos e instituições federais de ensino superior (Ifes). Na data, será realizado o 3º Encontro Regional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com mais de 40 mil alunos, a UAB é um programa do governo federal que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. O programa já está com 291 pólos espalhados em todo o Brasil e só na região Sul já existem 45 pólos, ofertando cursos de universidades federais em áreas como letras, pedagogia, agricultura familiar, sistemas da informação e matemática.

O Rio Grande do Sul é exemplo nesta modalidade de educação, sendo o estado com maior número de pólos da UAB. São ao todo 32 pólos atendendo a um público de 4.650 estudantes.

“A idéia é trocarmos experiências e definirmos rotinas que permitam uma melhor gestão dos pólos de apoio presencial”, disse o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenador da UAB, Celso Costa. Ele ressaltou que a idéia é consolidar o planejamento estratégico da UAB de forma coletiva, contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo. O encontro será realizado no City Hotel Porto Alegre, a partir das 9h.

UAB

Este ano, o programa vai expandir sua capacidade de atendimento acrescentando mais 271 pólos de apoio presencial. Com isso, a UAB vai atingir a marca de 562 pólos ao fim de 2008. O número representa um aumento de 93% em relação a 2007. Ao atingi-lo, o governo terá percorrido mais da metade do caminho (67%) para alcançar a meta de 830 pólos até 2010, o que consolida o programa.

Novos cursos da UAB estarão disponíveis em mais 51 municípios gaúchos, a partir de agosto. Destinado principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, cerca de 90% dos cursos serão de licenciatura. Para se inscrever no processo seletivo, os alunos devem procurar as instituições de ensino superior que ofertam os cursos.

Saiba mais em www.uab.capes.gov.br.

(Portal MEC, 10/06/08)

Data: 10/06/2008