Prêmio Petrobras de Tecnologia é apresentado na UFCG

Conquista de aluno da instituição, no ano passado, estimula a participação de estudantes

“A UFCG tem um grande potencial tecnológico e conta, seguramente, com alunos capacitados para concorrer no Prêmio Petrobras de Tecnologia, em nível nacional”. A afirmação, do engenheiro sênior do Centro de Pesquisa da Petrobras, Enrique Augusto Cruz Santos, foi feita na manhã desta quarta-feira, 11, durante palestra realizada no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, na qual incentivou alunos da instituição a participarem da quarta edição do Prêmio.

Ele citou como exemplo o estudante do curso de Engenharia Química da UFCG, Arthur Costa Gonzaga, vencedor, no ano passado, na categoria graduação do tema Tecnologia de Gás Natural. Arthur conquistou o prêmio com o trabalho Desenvolvimento de Catalisadores (Fe/HZSM-5) Destinados à Síntese de Fischer-Tropsch, orientado pela professora Meiry Gláucia Freire Rodrigues.

Para a edição deste ano, a professora Meiry Rodrigues, acredita que um bom número de estudantes da UFCG deva se increver. “Sempre temos oportunidades de vencer alguma das categorias, uma vez que nossos projetos podem ser de grande importância para as linhas de pesquisas apresentadas pela Petrobras”, afirmou. Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Michel François Fossy, um dos organizadores do evento, ressaltou que a apresentação do Prêmio na UFCG só confirma a valorização da Universidade na área tecnológica.

Durante a apresentação do Prêmio, os estudantes receberam orientações sobre como desenvolver os projetos e quais podem ser aproveitados pela Petrobras como estímulo ao desenvolvimento e aplicabilidade das pesquisas nas atividades da empresa. Na ocasião, o público participante, que lotou o auditório, recebeu brindes e foi presenteado com um coquetel.

Prêmio

A quarta edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia oferece R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação. As inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 31 de julho, por estudantes de doutorado, mestrado e graduação.

O principal objetivo da premiação é fomentar o envolvimento da comunidade de ciência e tecnologia nos temas tecnológicos relevantes para a indústria de petróleo, gás e energia, reconhecendo a contribuição acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras, da indústria do petróleo nacional e da própria sociedade.

O regulamento completo encontra-se no site: www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 11/06/2008