Formação docente em debate na UFCG

Colóquio Brasileiro Educação e Sociedade será aberto no próximo domingo

As diretrizes e programas de formação docente no Governo Federal estarão entre os temas discutidos nas conferências temáticas da programação do Colóquio Brasileiro Educação e Sociedade (Cobesc), que será realizado de 15 a 18 deste mês, na Universidade Federal de Campina Grande. (UFCG). O evento é uma realização da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) e tem o objetivo de construir um espaço de reflexão e de articulação de cursos, entidades e grupos de estudos e pesquisas voltados à educação.

A abertura será no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), às 19h do próximo domingo, 15, mas todas as atividades serão realizadas a partir da segunda-feira, 16, no campus Campina Grande. A programação inclui conferências e mesas temáticas no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, na Central de aulas do Bloco BZ e no Bloco da UAED.

Segundo a coordenadora geral do evento, Melânia Mendonça Rodrigues, a primeira versão do Colóquio tem como principais objetivos analisar a configuração que assumem o trabalho e a formação docente na contemporaneidade e possibilitar o intercâmbio de estudos e experiências relativos ao trabalho e à formação dos professores da educação básica.

Estão aptos a participar do evento estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores da área, militantes sindicais e demais interessados na temática abordada.

As inscrições para apresentação de projetos foram encerradas nesta quinta, dia 12. Foram aceitos trabalhos nas temáticas: Políticas públicas de formação docente; Trabalho, profissão e sindicalização docente; Trabalho, formação docente e diversidade; Formação docente e trabalho pedagógico na educação básica; Novas tecnologias na prática pedagógica; Formação docente e trabalho pedagógico em conteúdos disciplinares específicos; e Cultura, poder e trabalho docente.

Durante o evento ainda acontecerá o FEIPB - Forúm de Educação Infantil da Paraíba – no dia 17, às 19 horas, na Unidade Acadêmica de Educação. A programação também consta de mesas temáticas, além de palestras. Informações (83) 3310.1057 ou (83) 3310-1319.

Confira a programação

Dia 15 - a partir das 15 horas – credenciamento no Auditório da FIEP/PB – Edifício Agostinho Velloso da Silveira, Av. Manoel Guimarães, 195, bairro de José Pinheiro, Campina Grande.

Às 19 horas, também na Fiep, será realizada a palestra de abertura “Praxiologia, Representações Sociais e a construção do ser professor, com o professor Moisés Domingos Sobrinho (MEC/UFRN).

Conferências Temáticas

Dia 16 - às 8 horas - Diretrizes e programas de formação docente no governo Lula.

Dr. Dilvo Ristoff (Dir. de Educ. Básica Presencial - CAPES/MEC).

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega - UFCG

Dia 16, às 16h30min - Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor.

Prof. Dr. Newton Duarte (UNESP-Araraquara).

Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UFCG

Dia 16, às 16h30min - Formar o professor, profissionalizar o ensino.

Profa. Dra. Betânia Leite Ramalho (UFRN).

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega - UFCG

Dia 17, às 8 horas - Para uma reconstrução da história de trajetórias de professores no exercício de seu ofício de educar.

Profa. Dra. Maria de Fátima F. Rosar (UFMA).

Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UFCG

Dia 17, às 8 horas - A formação continuada e a construção do trabalho docente.

Profa. Dra. Márcia Maria Gurgel Ribeiro (UFRN).

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega - UFCG

Dia 17, às 16h30min - Ensino Fundamental de nove anos: mudanças na formação e no trabalho docente.

Profa. Dra. Maria Eliete Santiago (UFPE).

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega - UFCG

Dia 17, às 16h30min - Diretrizes internacionais e nacionais para a formação docente.

Profa. Dra. Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN).

Conferência de Encerramento

Dia 18, às 10 horas - A Educação no Século XXI: desafio da diferença pura.

Profa. Dra. Sandra Corazza (UFRGS).

Mesas Temáticas

Dia 16, às 10 horas - Reformas do Estado e da Educação: reflexos no trabalho e na formação docente

Professora. Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN); Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar (UFMA);  Profa. Dra. Melânia Rodrigues (UFCG).

Dia 16, às 10 horas - Trabalho e formação docente: concepções e diretrizes

Prof. Dr. Antônio Berto Machado (UFCG); Prof. Dr. Newton Duarte (UNESP); Profa. Dra. Betânia Leite Ramalho (UFRN).

Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UFCG

Dia 17, às 10 horas - Cultura, poder e identidade docente.

Prof. Dr. André Augusto Diniz Lira (UFCG); Prof. Dr. Jean Carlos Costa (UFPB); Prof. Dr. Moisés Domingos Sobrinho (MEC/UFRN).

Dia 17, às 10 horas - Múltiplos olhares sobre o trabalho pedagógico

Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade (UFRN); Profa. Drnda. Fernanda Leal (UFCG); Prof. Dr. Gilmar Barbosa Guedes (UFCG).

Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UFCG

Dia 18, às 8 horas - Trabalho e formação Docente na Educação Infantil: desafios e possibilidades.

Profa. Dra. Adelaide Alves Dias (UFPB); Profa. Dra. Sandra Corazza (UFRGS); Profa. Dra. Sílvia Roberta Mota Rocha (UFCG).

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega - UFCG

Dia 18, às 8 horas - Trabalho e formação docente no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades.

Prof. Dr. Dorivaldo Alves Salustiano (UFCG);  Profa. Dra. Márcia Maria Gurgel Ribeiro (UFRN); Profa. Dra. Maria Eliete Santiago (UFPE); Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG).

Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia – UFCG

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 12/06/2008