topo_cabecalho
Ensino técnico ganha revista científica

Professores, pesquisadores, gestores e estudantes ligados à área científica e tecnológica já contam com uma publicação exclusiva para a divulgação de teses, dissertações e artigos científicos. A Revista Científica Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), surge para dar visibilidade à produção científica das instituições de ensino nacionais e do exterior.

 

De acordo com o coordenador-geral de certificação e legislação da Setec, Moisés Domingos Sobrinho, a produção científica, principalmente a da rede federal de educação profissional e tecnológica, estava dispersa em várias publicações especializadas. Para Sobrinho, a área científica da rede necessitava de um veículo próprio para a exposição de seus trabalhos. “A revista é um espaço legítimo e específico, que vai contribuir para ampliar o diálogo dessa produção com os grandes temas e desafios nacionais no campo da ciência e da tecnologia”, afirma.

 

Em sua primeira edição, a publicação, de periodicidade anual, apresenta artigos inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que abordam temas como o papel das licenciaturas tecnológicas, a formação de professores para a educação profissional e o apoio à pesquisa e à aplicação das tecnologias da informação na educação profissional e tecnológica.

 

Nos próximos dias, a revista será encaminhada ao Qualis, lista de periódicos recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Para a segunda edição, já foram selecionados artigos de pesquisadores do Uruguai, Venezuela, Canadá e Espanha.

 

(Marco Fraga - MEC)


Data: 13/06/2008