Despertar interesse pela área tecnológica é objetivo de projeto da UFCG

Praça da Engenharia envolverá 19 unidades acadêmicas da universidade, nove escolas públicas e oito mil estudantes do ensino médio

Um espaço reservado à exposição de trabalhos técnico-científicos dos cursos de Engenharias e áreas afins da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será inaugurado no início do próximo ano no campus Campina Grande.

Com o objetivo de levar aos alunos do Ensino Médio o conhecimento sobre experimentos tecnológicos, de modo a estimular o interesse dos estudantes pelos cursos da área, o espaço, conhecido como Praça da Engenharia, consiste numa proposta  de interação que envolve 19 unidades acadêmicas da UFCG e nove escolas parceiras, sendo sete em Campina Grande, uma em Olivedos e outra em Cabaceiras.

Dezenove professores, dos quais oito engenheiros e os demais dos cursos de Física, Matemática, Estatística, Ciências Atmosféricas, Desenho Industrial e Sistemas de Computação, além de dois funcionários, estarão envolvidos no desenvolvimento das atividades que serão apresentadas na Praça.

As obras de construção estão previstas para o segundo semestre deste ano e estão orçadas em mais de R$ 400 mil. Os recursos são oriundos do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A primeira parcela, equivalente a R$ 327.690,09, já foi liberada.

“A Praça da Engenharia será construída num espaço de 600 m² com uma estrutura formada por um espaço térreo e uma cobertura, a qual será usada para a exposição dos trabalhos”, esclareceu o coordenador do projeto, Raimundo Nonato Calazans Duarte, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica.

A construção da Praça, de acordo com o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia, é uma importante conquista para os cursos da área tecnológica da UFCG e para a  comunidade em geral, uma vez que funcionará através da interação com estudantes do ensino secundário.

Oito mil alunos beneficiados

O projeto tem como proponente a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e como executor a UFCG. As nove escolas envolvidas são: em Campina Grande, Escola Estadual do Ensino Médio Doutor Hortênsio Ribeiro, Senador Argemiro de Figueiredo, Nenzinha Cunha Lima, Severino Cabral, Félix Araújo, Professor Antônio Oliveira e Doutor Elpídio de Almeida; em Cabaceiras, a Alcides Bezerra; e em Olivedos,  Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw.  A parceria com as escolas movimentará 8 mil alunos e 600 professores do Ensino Médio.

O vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral de Vasconcelos, lembrou que o objetivo principal da Praça, tanto para os universitários como para os secundaristas, consistirá na prática de interação com as graduações envolvidas e o Ensino Médio de toda a Paraíba. “O espaço será aberto à visitação”, declara o coordenador Raimundo Nonato Calazans.

Na Praça de Engenharia, será criado um complexo com biblioteca, laboratórios, além da área para exposição e  demonstração dos princípios básicos das ciências a eles subjacentes. Além de sala de Manutenção, balcão de Atendimento e hall de entrada, almoxarifado, banheiros masculinos e femininos, copa e praça externa.

Escolas pólos serão equipadas

As escolas pólos serão equipadas com computadores e um kit para ensino de ciências e de física. O trabalho consistirá na atualização permanentemente os professores das escolas tornando-os multiplicadores dessas ações de divulgação das engenharias. Será criada ainda uma página na internet para ampliar as fronteiras das ações para além das escolas atendidas diretamente, atraindo alunos talentosos e melhorando a formação em ciências nas escolas, como também realizadas oficinas, palestras, mostras, feiras e demais tipos de atividades para divulgação dos cursos.

Para a administração, gerenciamento  e coordenação de atividades, 54 pessoas estarão envolvidas diretamente, com reuniões semanais para definir as estratégias dos trabalhos, o acompanhamento do projeto, a avaliação das atividades e a troca de experiências entre as equipes atuantes nas escolas.

As atividades de cada escola ficarão responsáveis por cada um dos cursos de Engenharia, sendo assim distribuídos:  Hortênsio Ribeiro – Engenharia Civil; Argemiro de Figueiredo – Engenharia de  Materiais; Nenzinha Cunha Lima – Engenharia Química; Severino Cabral – Engenharia de Produção; Félix Araújo – Engenharia de Minas; Professor Antônio Oliveira – Engenharia Mecânica; Elpídio de Almeida – Elétrica; Alcides Bezerra – Agrícola; e Monsenhor Stanislaw, Agrícola.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2008