topo_cabecalho
Indígenas e quilombolas são temas de seminário na UFCG

Aspectos culturais e sociais dos povos indígenas e dos remanescentes de quilombos serão abordados nesta quinta, 19, e sexta, 21, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante o Seminário Indígenas e Quilombolas: Perspectivas Cruzadas.

 

Realizado pelo Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) do Centro de Humanidades, o evento reunirá, no campus Campina Grande, pesquisadores em Ciências Humana de instituições acadêmicas de nível superior de vários estados do Brasil. Estão programadas mesas-redondas, apresentações culturais e lançamentos de livros, além da I Mostra LEME de Ensaios Fotográficos e Filmes Etnográficos.

 

"O objetivo é atualizar dados de pesquisas acadêmicas realizadas pelos membros do LEME, levando ao público os resultados dessas pesquisas e as metodologias empregadas nos seus desenvolvimentos", explica o professor Rodrigo Grünewald, coordenador do evento.

 

LEME

 

Criado em 2004, o Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) foi certificado junto ao CNPq, pela Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia da UFCG. Atualmente, conta com mais de 30 pesquisadores de vários estados do Brasil. Realiza estudos nas áreas de antropologia ou etnologia, que servem de base para atividades de ensino, extensão e produção cultural. É parceiro da UFCG no Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), do MEC.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 18/06/2008