UFCG lança edital para criação de grupos do PET

Duas propostas serão selecionadas e encaminhadas ao MEC

Até o próximo dia 24 de julho, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará recebendo propostas das unidades acadêmicas interessadas em criar grupos para o Programa de Educação Tutorial (PET) – que visam contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação e estimulam a formação de profissionais e docentes.

Segundo a coordenadora de Programas e Estágios da PRE, Betânia Oliveira, duas das propostas serão selecionadas para ser encaminhadas ao Ministério da Educação, que pretende instituir mais 30 novas unidades do programas este ano. “As propostas, antes de serem enviadas à PRE, devem ser analisadas e aprovadas pelas coordenações do curso de origem”, ressaltou.

O Edital do PET está na disponível na página eletrônica do programa (www.mec.gov.br/pet) e no da UFCG (www.ufcg.edu.br). Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas pelos telefones (61) 2104-9989 e (61) 2104-8905 ou por correio eletrônico no editalpet2008@mec.gov.br.

Programa de Educação Tutorial (PET)

Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o PET foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM.

O programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/06/2008