topo_cabecalho
Universidade Aberta do SUS terá parceria do MEC

Meta é capacitar trabalhadores da saúde em todo o país

Qualificar os trabalhadores da saúde, em todo território nacional, por meio da educação a distância é o objetivo da Universidade Aberta do SUS (Unasus). A meta é oferecer, até 2011, especialização em saúde da família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores da saúde.

O lançamento da Unasus ocorreu nesta quarta-feira, 18, e continua nesta quinta, 19, no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

Inicialmente, serão oferecidos cursos em três áreas: saúde da família, formação gerencial e saúde do idoso. Para suporte dos usuários, os profissionais poderão contar com centenas de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenada pelo MEC, e de pontos do Programa Nacional de Telessaúde, além de diversas outras instituições habilitadas em sua localidade.

Presente na abertura da cerimônia de lançamento da Unasus, o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, destacou que a oferta de cursos de especialização na área médica funcionará de forma integrada com a UAB. "São dois sistemas complementares que interagem fortemente", afirmou.

As atividades da Unasus ficarão a cargo das universidades, escolas, secretarias de saúde, associações científicas e outros parceiros, que dividirão entre si as tarefas de elaboração de material didático, supervisão pedagógica e apoio local à aprendizagem.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos; e o representante da Opas, Diego Victoria Mejía.

 

(Assessoria de Comunicação dos Ministérios da Educação e da Saúde)


Data: 19/06/2008