INSA sediará oficina de Recursos Genéticos

O Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) sediará, nos dias 26 e 27 de junho, uma oficina de recursos genéticos, visando à capacitação de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, para pesquisas de campo nas áreas de Etnozootecnia e Conservação de Recursos Genéticos.

A oficina será coordenada pelo pesquisador do INSA, Geovergue Medeiros, pela Dra. Norma Maria Ribeira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pelo Dr. Edgard Cavalcanti Pimenta Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento acontecerá no auditório do INSA, localizado em Campina Grande e contará com a participação de pesquisadores dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará.

Manhã:
1) Abertura: Apresentação e integração dos participantes
2) Palestra sobre "Aspectos conceituais e metodológicos da pesquisa de campo em Etnozootecnia, com ênfase no saber local"

Tarde:
1) Discussão e simulação das práticas de consulta aos pecuaristas no campo - Ministrante: Prof. Ângelo Alves (UFRPE)

Manhã:
1) Técnicas para coleta de material genético (sangue e/ou pêlo)
2) Prática: coleta de sangue e pêlo e acondicionamento

Tarde:
1)Discussão da agenda de coleta em cada Estado
2)Encerramento

(Aline Guedes - Ascom/INSA)