topo_cabecalho
Cooperação internacional é tema de reunião

Experiências de pesquisas e cursos internacionais desenvolvidos na América Latina serão os temas discutidos na 4ª Reunião da Comissão de Implantação (CI) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

Representantes de universidades, centros educativos e instituições do Brasil, Uruguai, Paraguai e México estarão reunidos com os membros da comissão para uma oficina sobre diferentes programas de cooperação aplicados nos respectivos países. A Comissão de Implantação da Unila é formada por 13 especialistas em educação superior e integração regional, e reúne-se mensalmente para debater e definir o projeto institucional e curricular da futura universidade.

 

A oficina para os especialistas ocorrerá na terça-feira, 24, durante todo o dia. A diretora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea), professora Edna Castro, apresentará a Instituição de Pós-Graduação, vinculada à Universidade Federal do Pará, que há mais de três décadas desenvolve projetos de pesquisas interdisciplinares sobre a Pan-Amazônia, em parceria com outros países.

 

A palestra será seguida pela experiência do curso internacional em sociologia da Universidad de La República — Uruguay  (UdelaR), abordada pelo professor da mesma universidade e membro da CI Unila, Gerónimo de Sierra. À tarde, representantes do Centro de Saberes e Cuidados da Bacia do Prata, que reúne especialistas latino-americanos, falarão sobre o projeto socioambiental. No encerramento, o coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática, Cícero Bley Jr., abordará a parceria entre Itaipu/PTI e o Programa Hidrológico Internacional da Unesco.

 

Proposta

 

O projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana propõe a criação de uma instituição bilíngüe (português/espanhol), com sede em Foz do Iguaçu, destinada à integração e ao desenvolvimento regional do continente. Apresentada recentemente pelo presidente da CI Unila, professor Hélgio Trindade, aos representantes do Parlamento do Mercosul, durante as comemorações dos 90 anos da reforma de Córdoba, na Argentina; e pelo membro da CI Unila professor Célio Cunha, em audiência realizada no Senado Federal, a proposta tem obtido uma boa receptividade da comunidade latino-americana.

 

O evento ocorre no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Mais informações pelo telefone (55) 8142-3237.

 

(Assessoria de Comunicação da Unila)


Data: 20/06/2008