Professora da Universidade de Nova Iorque realiza conferência na UFCG

Evento acontece na manhã desta quinta no auditório da Biblioteca Central

A professora Lídia Santos, da Universidade de Nova Iorque, EUA, participa na manhã desta quinta-feira, 26, de uma conferência no auditório da Biblioteca Central (foto) da UFCG. O evento, aberto ao público em geral, terá início às 9h e é promovido pelos programas de pós-graduação em História e em Literatura e Ensino da instituição.

Lídia Santos é brasileira. Doutora na área literária, já atuou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade de Yale, nos EUA. Atualmente leciona Literatura Brasileira e Hispano-Americana no Programa de Doutorado em Literaturas Hispânicas e Luso-Brasileiras do Centro de Pós-Graduação da Universidade de Nova Iorque.

Sua linha de pesquisa é centralizada na literatura contemporânea do Brasil e da América Hispânica, com foco principalmente na relação da literatura com a cultura de massa.

Recentemente traduzido para o inglês (depois de duas edições em espanhol), seu livro Kitsch Tropical foi considerado o melhor de Estudos Brasileiros em Perspectiva Comparada pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA).

Ela recebeu, também, o primeiro Prêmio Guimarães Rosa, oferecido anualmente pela Radio France Internacionale (RFI), sendo ainda autora de dois livros de contos (Flauta e Cavaquinho e Os Ossos da Esperança) e muitos artigos e capítulos de livros acadêmicos.

(Kennyo Alex e Rosângela Araújo)

Data: 25/06/2008