Editora Universitária da UFCG comemora sucesso editorial

Um mês de lançamento, meio milheiro vendido. Parece mote de São João, mas não é. Ilustra a repercussão do livro História da Paraíba, publicado pela Editora Universitária da UFCG (EdufCG), autoria de nove professores universitários, abordando da Pré-história paraibana às mudanças de costumes provocadas pelas transformações sociais contemporâneas, em 13 capítulos.

Voltada para o Ensino Médio, a publicação foi concebida para mudar o universo das aulas - segundo um dos seus autores, Antônio Clarindo - fugindo do paradigma do factual. “Propomos uma discussão atualizada. Acompanhada de atividades pedagógicas, promovendo maior interação entre aluno e professor, explicou.

Estimular uma discussão e renovar algumas leituras sobre os acontecimentos, fazendo o pensar sobre outros ângulos do retratado, são, para Clarindo, destaques do livro. “Uma certa distância da linguagem prática do didático, aventurando-se em ilustrações para construção de premissas que auxiliem no entender do tempo e espaço dos registros”, disse.

Na obra são analisados temas pouco comuns nos livros didáticos atuais, sejam eles da História da Paraíba ou do Brasil, como as transformações urbanas ocorridas entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, as mudanças de costumes e hábitos provocados pelas transformações urbanas e pela chegada de equipamentos modernos, o mundo feminino e a prostituição e as mudanças na vida de homens e mulheres da Paraíba.

Os autores são os professores Antonio Clarindo B. de Souza, Fabio Gutemberg R. B de Sousa, Gervácio Batista Aranha, José Pereira de Souza Jr., Josemir Camilo de Melo, Luciano Mendoça de Lima, Maria Vitória B. Lima, Solange P. da Rocha e Uelba Alexandre do Nascimento.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/06/2008