CNPq lança nova versão da Plataforma Lattes

Facilidade no preenchimento, na recuperação de dados de publicações e citações de artigos, além de versão em inglês para a entrada e recuperação dos currículos são algumas das novidades que o CNPq/MCT vai incorporar na Plataforma Lattes.

A nova versão será lançada nesta quarta-feira (25/6), em conjunto com a Editora Elsevier, e contará com a presença do ministro da C&T, Sergio Rezende.

A Plataforma Lattes é um sistema desenvolvido e implantado pelo CNPq, que disponibiliza hoje em sua base de dados 1,14 milhão de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que atuam em ciência, tecnologia e inovação. Desse total, 9 % são doutores, 15 % mestres e 8% alunos de pós-graduação.

Parceria

Segundo o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, uma parceria firmada entre o Conselho e a Elsevier permitirá à Plataforma Lattes o acesso às citações dos artigos registrados pelos pesquisadores no Lattes nos mais de 16 mil periódicos científicos que compõem a base Scopus, uma extensa base de resumos e citações de literatura científica.

O novo sistema permitirá a recuperação do número de citações dos artigos registrados no Lattes e exibi-lo ao lado da referência do artigo, juntamente com link para os artigos que o citaram na Scopus. Caso a busca esteja sendo feita em instituição com acesso ao Portal de periódicos da CAPES, o usuário terá acesso ao conteúdo do artigo.

Para o diretor para América Latina da Elsevier, Dante Cid, o acordo com o CNPq fortalece o acesso à informação científica no país e reedita parcerias que a editora estabeleceu com entidades de outros países. “No ano passado, um acordo feito com universidades da Espanha possibilitou a criação do SCImago Journal & Country Rank, que se tornou um dos mais reconhecidos indicadores de ciência do mundo”, observa. “Hoje, fazer parte dessa nova fase da Plataforma Lattes, que é referência no mundo todo, mostra que realmente estamos no caminho certo”, complementa.

Qualidade

A nova versão da Plataforma Lattes possui funcionalidade que permite o acesso à base de dados da organização Crossref, responsável por manter o registro do Identificador Digital (DOI) e de seus metadados de mais de 32 milhões de publicações científicas. Desta forma, o pesquisador poderá recuperar todos os dados de sua publicação apenas fornecendo o DOI da mesma, facilitando o preenchimento e garantindo a qualidade da informação na Plataforma Lattes.

Além da versão em inglês para a entrada e a recuperação dos currículos, o Lattes contará, também, com um novo motor de buscas para acesso mais rápido às informações, mesmo naquelas mais complexas e com palavras-chave altamente citadas nos currículos. A busca passa, ainda, a exibir a freqüência com que as palavras-chave informadas aparecem nos currículos recuperados, com ordenação por campo.

A abrangência da Plataforma Lattes superou o que originalmente foi planejado e programado, ultrapassando as fronteiras do Brasil. Hoje, por meio de permissão de uso concedida pelo CNPq, é utilizada por oito países da América do Sul e África, o que transformou a Plataforma em verdadeiro patrimônio público brasileiro, reconhecido também pelos países desenvolvidos.

Para aperfeiçoar o sistema, evitando e corrigindo falhas, e fortalecendo a sua credibilidade, o Conselho Deliberativo do CNPq criou uma comissão de acompanhamento para verificar a consistência e confiabilidade dos dados inseridos nos currículos.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 25/06/2008