topo_cabecalho
Professora lança livro sobre Resgate da Cultura Popular na Paraíba

A herança étnica dos povos europeus e africanos, os fundamentos teóricos, sociológicos e antropológicos, além da observação sistemática e dos aspectos históricos; as situações geográficas e arqueológicas, as lutas, os domínios e invasões, os sistemas sociais e o congraçamento da cultura popular com o folclore brasileiro e local, fazem parte do rico material publicado no livro “Saberes & Fazeres do Povo – Resgate da Cultura Popular da Paraíba”, da professora Maria Auxiliadora Bezerra Borba, natural de Umbuzeiro, no Agreste paraibano.

 

O livro, que vem sendo muito divulgado em João Pessoa, começa a se expandir no mercado literário de Campina Grande. O conteúdo não poderia ser mais atrativo para  curiosos, pesquisadores, professores e estudantes da história paraibana, uma vez que relata em grande estilo uma pesquisa feita sobre a cultura popular do Estado através de representações simbólicas e ritualistas como danças, cantos, autos, bandas, ritmos, superstições, poesias, repentes, trovadores, rezadeiras, festejos carnavalescos e juninos, vaquejadas, feiras livres e artes, a exemplo do rico artesanato.

 

No caso do artesanato por exemplo, a autora mostra a arte do trabalho confeccionado com muitos detalhes pelas próprias mãos dos artistas, apresentando suas diferentes formas e utilidades, além de listar as diversas matérias-primas usadas nessa arte. Lançado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de onde faz parte do quadro, o livro Saberes & Sabores do Povo, é um profundo documento sobre a história paraibana que pode auxiliar estudantes e pesquisadores sobre as temáticas histórica e cultural.

 

A autora

 

Mestra em Serviço Social, Maria Auxiliadora Bezerra Borba, foi fundadora e professora do curso de Serviço Social em João Pessoa (UFPB), chefe do Departamento e e coordenadora do curso em referência, além de ter ocupado a Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, desenvolvendo e participando de várias pesquisas no âmbito acadêmico e comunitário. Fez mestrado, com área de concentração em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde obteve os títulos de especialista em Psicologia Social e Psicologia da Personalidade. A professora ainda é dona de um vasto currículo com o reconhecimento do seu trabalho em várias partes do País.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 27/06/2008