CPFL Energia cadastra parceiros em projetos de inovação tecnológica

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), concessionária de serviços públicos de energia elétrica, com sede na cidade de Campinas, SP, abriu processo de cadastramento de parceiros interessados em participar de projetos de inovação tecnológica. Segundo a empresa, a idéia é ampliar a rede de parceiros, entre empresas e instituições. Anualmente, ela investe R$ 30 milhões em projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e quer ampliar suas ações “contribuindo ativamente para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro”.

Podem se cadastrar – pela internet -  fundações de universidades, autarquias, cooperativas, instituições de consultoria ou de engenharia, centros de pesquisa - públicos, privados ou do terceiro setor - empresas incubadas de universidades e fabricantes nacionais e multinacionais.

A CPFL Energia já se transformou em uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, com atuação destacada nos segmentos de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica. Com mais de 6,2 mil colaboradores e uma plataforma de distribuição que atende 568 municípios paulistas, gaúchos, paranaenses e mineiros, a CPFL Energia intensificou seus negócios nos últimos anos com a participação em vários empreendimentos de oferta de energia nova e ainda com o início de suas atividades de comercialização de energia elétrica, tornando-se líder nesse segmento no mercado livre brasileiro.

Criada em agosto de 2002, a holding CPFL Energia é controlada pelo consórcio VBC Energia (Grupo Camargo Corrêa e Grupo Votorantim), pelo Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), pela Bonaire Participações (empresa que reúne quatro outros fundos de pensão: Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev), e ainda por acionistas minoritários que detêm cerca de 27,6% das ações (free-float).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 27.06.08)

Data: 27/06/2008