topo_cabecalho
CNPq discute projetos de pesquisa com a Finlândia

O CNPq e a Academia da Finlândia (AKA) promovem ontem e hoje, em Brasília, o 1º Workshop Prospectivo Brasil – Finlândia

O evento foi aberto pelo presidente do CNPq, Marco Antonio Zago e contou com a presença do representante da Finlândia, Paavo Pelkonen, do Assessor de Cooperação Internacional do MCT, José Monserrat Filho, do chefe do Depto. de C&T do Ministério das Relações Exteriores, ministro Hadil Vianna, além do diretor do CNPq, José Osvaldo Siqueira, coordenador dos trabalhos.

O objetivo é identificar as estratégias e definir linhas de ação nas áreas selecionadas conjuntamente e definir recomendações específicas para cada área de conhecimento com vistas à cooperação entre o CNPq e a AKA.

As áreas selecionadas pelos dois países são energia, cultivo de plantas para biomassa e virologia; florestas: papel e polpa e microeletrônica/optoeletrônica, que serão objetos de apresentações em conjunto e de discussões em grupos de trabalho por pesquisadores e técnicos do Brasil e da Finlândia.

Na sessão plenária de abertura, os coordenadores científicos, brasileiros e finlandeses, apresentarão um documento básico contendo a situação de cada área em seus respectivos países. As apresentações incluem um breve relato da área, mostrando as problemáticas específicas, os desafios futuros e as perspectivas da cooperação a ser definida

Espera-se que no final do Workshop sejam apresentados pelos grupos de trabalho, relatórios, contendo sugestões e recomendações para iniciar as ações de cooperação entre as duas instituições.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 02/07/2008