Colaboração entre as bibliotecas da UFCG garante melhor atendimento

O Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, entregou recentemente o primeiro lote de livros do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, inseridos no sistema de informatização AUSLIB II, pela equipe da biblioteca do campus Cuité. Esta ação, além de acelerar o processo de informatização do acervo, tem o caráter de cooperação entre as bibliotecas dos referidos campi. Como contrapartida, a biblioteca do campus Cuité recebeu uma doação de periódicos.

O trabalho em conjunto é possível graças à padronização dos serviços e dos procedimentos no catálogo coletivo do sistema de bibliotecas da UFCG. Segundo Jesiel Ferreira Gomes, diretor da biblioteca do campus Cuité, essa nova metodologia da universidade permite a interação entre as bibliotecas, proporcionando um novo tempo para a instituição e para as inúmeras pessoas que nela estão inseridas.

"A colaboração mútua é muito importante, pois a UFCG não está expandindo apenas sua estrutura física ou aumentando o seu leque de alcance na Paraíba, mas está introduzindo também novas idéias e um novo tempo de gestão, no qual as bibliotecas têm papel fundamental para o sucesso nesse processo evolutivo que presenciamos hoje", afirmou Gomes.

Já a diretora da biblioteca do campus Cajazeiras, Denize Santos Saraiva Lourenço, vê essa cooperação com grande alegria e ressalta a importância dessas parcerias, pois além de acelerar o processo de inserção do seu extenso acervo no AUSLIB II, permite que as atividades do CFP não sejam paralisadas, já que a biblioteca está passando por uma reforma que visa ampliar a estrutura física e beneficiar tanto a área destinada aos livros como a área destinada aos usuários.

O CFP fez uma doação de periódicos nas áreas de Educação, Direito e Psicologia que possibilitam a ampliação e a qualificação do acervo do CES. Essa diversificação é parte do processo de crescimento que as bibliotecas da UFCG estão submetidas e que irá ampliar o acesso ao conhecimento a todos que delas se utilizam. "Ter um acervo diversificado é muito importante, mas nem sempre é possível devido à burocracia dos serviços públicos. A doação desses periódicos é uma atitude que reforça a tese que aponta a nossa instituição como uma das melhores do país", concluiu Jesiel Gomes.

(Luciana Macedo Teixeira - CES/UFCG)

Data: 03/07/2008