UFCG ensina a fazer arte com papel

Oficina é gratuita e estão sendo oferecidas 15 vagas

Sob a coordenação da servidora Belquice Nobre, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), será realizada a partir do próximo dia 21, sempre às segundas-feiras, das 13h às 16h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, a oficina Arte com Papel: uma alternativa para geração de renda.

De acordo com a servidora, a oficina inclui produção de papel artesanal, técnicas de papelagem, reutilização de caixas e embalagens, artesanato com jornal, artesanato com papel machê, além de técnicas de impermeabilização e pintura de artesanato.

"A oficina é um projeto que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artístico-Cultural da UFCG (Pibiac), e tem como principal objetivo desenvolver atividades artesanais com papel e jornal, aplicando as técnicas de reciclagem e reutilização de papel para confeccionar artesanatos de uso doméstico e de decoração, proporcionando geração de renda aos participantes", disse.

A oficina é gratuita e estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 16, das 12h às 17 horas, na secretaria da UAL, no Hall das Placas do Centro de Humanidades.

O projeto

O projeto teve início em julho de 2001, vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão (Probex), da UFCG, até o ano de 2006. Desde 2007 está vinculado ao Pibiac. Durante este período foram desenvolvidas várias atividades, tais como coleta seletiva de papel no âmbito da UAL e outros setores da UFCG; produção de papel artesanal reciclado; reaproveitamento de caixas e embalagens; desenvolvimento de técnicas de papelagem na produção de objetos de usos diversos; produção de artesanato com jornal para uso doméstico e decoração; produção de artigos diversos (porta-lápis, porta-trecos; porta-recados); produção de agendas e blocos de anotações (com papel reciclado e reutilizado) e oferecimento de minicursos e oficinas de reciclagem.

De 2001a 2004, o projeto (com o título de "Reciclagem de Papel: educar economizando") desenvolveu atividades em algumas escolas da rede pública e particular de Campina Grande e também de cidades circunvizinhas.

Nos anos de 2005 e 2006, sob o título "Reciclagem e Reutilização de Papel: uma alternativa para a ração de renda", o projeto atuou junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), atendendo crianças e adolescentes dos bairros de Bodocongó, Ramadinha e Mutirão, em Campina Grande. Neste mesmo período, no âmbito da UFCG, ofereceu minicursos e oficinas.

Em 2007, intitulado "Arte com Papel e Jornal: uma proposta para combater o desperdício e gerar renda", o projeto, já vinculado ao Pibiac, atendeu a grupos de donas de casa de baixa renda dos bairros de Bodocongó, Ramadinha e Pedregal, bem como mulheres idosas vinculadas ao Programa de Ações Intergeracionais em Rede (PAIR), de alfabetização de adultos e idosos. Nesta etapa, o projeto orientou a comunidade universitária e participantes das oficinas sobre a implementação da coleta seletiva e papel no âmbito da UFCG. Também foram ministradas oficinas sobre a utilização de técnicas artesanais com papel e jornal.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83) 3310.1221.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 03/07/2008