Consultores articulam ações do Reuni

Teve início nesta quinta-feira, 3, em Brasília, o Encontro Técnico: Sistema de Acompanhamento do Reuni, com a presença de 71 consultores, indicados pelas 53 federais, que vão transitar entre uma instituição e outra até a total implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

“O trabalho articulado entre as universidades federais tem o intuito de interação, mas deve se manter a autonomia e as peculiaridades de cada universidade”, disse o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, em seu discurso na abertura do evento.

A partir deste encontro, que termina hoje, 4, serão traçadas estratégias e definidos instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação do Reuni. Por meio da padronização do processo de supervisão, o trabalho dos consultores, em relação à verificação das metas atingidas, servirá de suporte para que a Secretaria de Educação Superior (Sesu) acompanhe o andamento das obras do programa.

Para o coordenador do Reuni, Marcos Aurélio Brito, mesmo que os formulários preenchidos pelos consultores sejam padronizados, as informações postadas serão distintas, sendo mantidas as especificidades de cada região. “Os dados serão consolidados no sistema, mas deve-se respeitar a diversidade de cada região, pois cada universidade tem suas características. Temos instituições com projetos tradicionais e diferenciados, como é caso da Unila [Universidade Federal da Integração Latino-Americana], Ufopa [Universidade Federal do Oeste do Pará], Universidade Fronteira Sul e Unilab [Universidade Luso Afro-Brasileira]”, conclui Brito.

(Assessoria de Imprensa da Sesu)

Data: 04/07/2008