Mais de 100 mil pesquisadores doutores ativos registrados na nova versão da Plataforma Lattes

O Brasil alcançou a marca de 107 mil pesquisadores doutores, 170 mil mestres e 86 mil estudantes de pós-graduação, ativos na pesquisa científica cadastrados na Plataforma Lattes. Estes são alguns dos dados sobre o crescimento da pesquisa científica do Brasil disponíveis na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

A Plataforma Lattes é um sistema desenvolvido e implantado pelo CNPq, que disponibiliza hoje em sua base de dados 1,14 milhões de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que atuam em ciência, tecnologia e inovação. “A Plataforma Lattes tem sofrido uma evolução contínua, modificando-se sempre. Estas mudanças refletem importantes avanços na ciência brasileira”, explicou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

A nova versão, que conta com parceria da Editora Elsevier, vem com inovações como a facilidade no preenchimento, na recuperação de dados de publicações e citações de artigos, além de versão em inglês para a entrada e recuperação dos currículos. “Vai ser possível fornecer apenas o número de identificação do objeto (DOI) e, a partir deste número, a Plataforma Lattes busca todos os dados de registro do artigo científico do pesquisador na instituição Crossref.org, uma associação sem fins lucrativos da qual participam as principais editoras científicas mundiais. O pesquisador não precisa mais digitar o título, o volume, a página, o ISSN. Outro avanço é o acesso ao número de citações que as publicações registradas no Lattes tiveram, segundo a base Scopus, e também acesso aos artigos que citaram as publicações registradas na Plataforma Lattes”, disse o diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, José Roberto Drugowich, que apresentou a nova versão da Plataforma.

O lançamento da nova versão da Plataforma contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, o representante da Editora Elsevier e diretor de Desenvolvimento de Negócios do Scopus, Gert-Jan Geraeds, a diretoria executiva, coordenadores-gerais e servidores da agência, autoridades, além dos membros integrantes do Conselho Deliberativo, da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Currículos da Plataforma Lattes e da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico do CNPq.

Acesso a citações de artigos

A Editora Elsevier é responsável pela base Scopus, que conta com mais 16 mil periódicos científicos, além de uma extensa base de resumos e citações de literatura científica. “A parceria permite à Plataforma Lattes o acesso às citações dos artigos registrados pelos pesquisadores”, explica o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

O novo sistema permitirá a recuperação do número de citações dos artigos registrados no Lattes e exibi-lo ao lado da referência do artigo, juntamente com link para os artigos que o citaram na Scopus. Caso a busca esteja sendo feita em instituição com acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, o usuário terá acesso ao conteúdo do artigo.

Para o diretor para América Latina da Elsevier, Dante Cid, o acordo com o CNPq fortalece o acesso à informação científica no país e reedita parcerias que a editora estabeleceu com entidades de outros países. “No ano passado, um acordo feito com universidades da Espanha possibilitou a criação do SCImago Journal & Country Rank, que se tornou um dos mais reconhecidos indicadores de ciência do mundo”, observa. “Hoje, fazer parte dessa nova fase da Plataforma Lattes, que é referência no mundo todo, mostra que realmente estamos no caminho certo”, complementa.

Qualidade e mais informação

A nova versão da Plataforma Lattes possui, ainda, a funcionalidade que permite o acesso à base de dados da organização Crossref, responsável por manter o registro do Identificador Digital (DOI) e de seus metadados de mais de 32 milhões de publicações científicas. Desta forma, o pesquisador poderá recuperar todos os dados de sua publicação apenas fornecendo o DOI da mesma, facilitando o preenchimento e garantindo a qualidade da informação na Plataforma Lattes.

Além da versão em inglês para a entrada e a recuperação dos currículos, o Lattes contará, também, com um novo motor de buscas para acesso mais rápido às informações, mesmo naquelas mais complexas e com palavras-chave altamente citadas nos currículos. A busca passa, ainda, a exibir a freqüência com que as palavras-chave informadas aparecem nos currículos recuperados, com ordenação por campo.

Para aperfeiçoar o sistema, evitando e corrigindo falhas, e fortalecendo a sua credibilidade, o Conselho Deliberativo do CNPq criou uma comissão de acompanhamento para verificar a consistência e confiabilidade dos dados inseridos nos currículos. A comissão é composta por Roberto Passetto Falcão (USP), como presidente, Antonio Martins Figueiredo Neto (USP), Rubem George Oliven (UFRGS), Flávio Coutinho, auditor-chefe do CNPq, Geraldo Sorte, coordenador geral de Informática do CNPq, Fernando Bacaneli, representante da Diretoria de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, e Rafael Leite Pinto de Andrade, representante da Diretoria de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 07/07/2008