topo_cabecalho
Mais de 100 pessoas freqüentam Academia de Ginástica da UFCG

São oferecidas aulas de musculação ginástica aeróbica, estética e localizada

 

Os cuidados com o peso, a saúde e a forma física têm levado muitas pessoas a buscarem uma foram de vida mais saudável, e uma grande receita pra isso, segundo recomendam os especialistas, está nos exercícios físicos rotineiros. Na UFCG, funcionários e alunos, além da comunidade em geral, podem freqüentar um ambiente amplamente estruturado para tais atividades. Trata-se da Academia de Ginástica, que hoje conta com mais de 100 freqüentadores, supervisionados por quatro profissionais formados em Educação Física.  

 

Apesar de ser aberta ao público em geral, a grande maioria dos freqüentadores é formada por alunos da universidade. O instrutor da Academia, Gérson Correia, explica que a média de usuários sofre variação ao longo do ano, ficando em torno de oitenta a cem pessoas por mês, mas nos períodos que antecedem o verão e as festas da cidade – Micarande e São João – há um aumento considerável na procura por vagas. “Nestas épocas, chegamos a ter 150 praticantes. O pessoal que fazer bonito”, revela.

 

No entanto, nem todo freqüentador está preocupado com a estética. Muitos se matriculam na Academia seguindo orientações médicas. “Sou hipertensa há muito tempo, então minha médica me recomendou entrar na Academia”, diz uma dona-de-casa, que mora nas vizinhanças da universidade.

 

Outros alegam que decidiram freqüentar a Academia como uma forma de diminuir as tensões do dia-a-dia, através dos exercícios físicos. “Na minha profissão, trabalhamos sob constante pressão. Aqui, consigo aliviar o stress e ainda diminuo a barriga”, brinca um policial militar que também é freqüentador regular. 

 

Pesquisa mostra que sedentarismo é preocupante no país

 

Tanto a dona-de-casa quanto o policial fazem parte do grupo de brasileiros que tentam fugir do sedentarismo e fazer dos exercícios físicos uma rotina diária. Segundo levantamento divulgado recentemente o sedentarismo e o excesso de peso chegaram a níveis alarmantes no país, mostrando que 29% dos adultos de todas as capitais brasileiras não praticam atividade física alguma e 43% estão acima do peso, sendo que 11% são obesos. Para o Governo, o quadro é muito preocupante, já que essas condições oferecem graves riscos à saúde.

 

Os especialistas recomendam a prática de, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física leve ou moderada, em cinco dias da semana, ou 20 minutos de atividade física intensa em dois dias da semana. Seria o suficiente para ajudar a prevenir a hipertensão, diabetes e osteoporose, por exemplo.

 

Para o instrutor Gérson Correia, o ideal seria que todas as pessoas se exercitassem com mais freqüência, e com orientação profissional. “A atividade física traz inúmeros benefícios para seus praticantes. Há um aumento da eficiência cardíaca, diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular e da flexibilidade, além do aumento da potência aeróbica e da diminuição do stress”, comenta.

 

Atendimento

 

A Academia de Ginástica da UFCG funciona no bloco AC, acima do Restaurante Universitário, das 7h às 9h, nas segundas, quartas e sextas, e das 14h30min às 22h, de segunda a sexta. Atuam na Academia quatro professores de Educação Física, que ministram, aulas de musculação ginástica aeróbica, estética e localizada. A taxa de matrícula é de R$ 20, incluindo a confecção de carteira. O mesmo valor é cobrado pela mensalidade. A Academia é vinculada à Unidade Acadêmica de Educação.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 07/07/2008