Globo Universidade apresenta robôs usados em resgates e aeronaves autônomas

Pela primeira vez, o Globo Universidade é ancorado de uma instituição militar. No programa desta semana, os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello visitam o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo. De lá, eles mostram as novidades estudadas pelos cursos de Aeronáutica, Eletrônica e Computação. O programa vai ao ar este sábado, dia 12, após o Globo Ecologia.

Um dos destaques do programa é o robô criado por uma equipe de pesquisadores, coordenada pelo professor de Engenharia Eletrônica Jackson Matsuura. Ele conta como conseguiram desenvolver, a partir de um projeto de robô que jogava futebol, uma outra máquina, capaz de fazer a procura por vítimas em desastres por meio de sensores e, assim, ajudar grupos de resgate. Já o professor Carlos Henrique, de Engenharia da Computação, volta seus estudos para redes sociais, como o Orkut. Ele explica os aspectos positivos e negativos deste tipo de conexão. Ainda nesta área do conhecimento, os alunos Rafael Hirama, Felipe de Souza e Anderson Aiziro, e o professor Armando Gouveia falam sobre sua experiência na Maratona Brasileira de Computação. Eles venceram a competição e ganharam uma vaga na International Collegiate Programming Contest, no Canadá.

No curso de Aeronáutica, o professor André Cavalieri mostra aviões desenvolvidos pelos estudantes e como são feitos testes de aerodinâmica. O professor de Engenharia Mecânica Sérgio Frascino explica como são escolhidos os materiais usados em estruturas aeronáuticas. E Luiz Góes, coordenador da pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, dedica-se a construir pequenas aeronaves não tripuladas e autônomas. Segundo o professor, estas máquinas são importantes porque podem patrulhar uma determinada área com menos gasto de combustível e um acidente não comprometeria a vida de ninguém.

No quadro Toque de Mestre, o professor Luiz Gonzaga Trabasso dá dicas sobre o campo de Engenharia Mecânica. O Fora de Série apresenta o trabalho de doutorado de Juliana Meirelles, aluna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que pesquisou a imprensa brasileira do período entre 1808 a 1821. O professor de Biologia Marcio Alves Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o destaque de Mérito Acadêmico. Ele explica como é possível saber se a fertilização das plantas foi perfeita e, com isso, ter uma produção mais qualificada e maior. E o engenheiro metalúrgico Thiago Rangel fala sobre como é a rotina de um profissional de sua área.

(Central Globo de Comunicação)

Data: 09/07/2008