topo_cabecalho
Recredenciamento do Setor do Oncologia Pediátrica do HU é questão de tempo

Diretora esteve em Brasília providenciando a regularização do serviço

 

O recredenciamento do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, é, agora, uma questão de tempo; “pouco tempo”, assegura a diretora Alana Abrantes, que esteve em Brasília, nos últimos dias, providenciando a regularização do serviço. “Recebemos os esclarecimentos necessários nas coordenações de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) sobre os procedimentos a serem adotados na questão do HUAC”, disse.

 

“Em relação à Oncologia Pediátrica, basta que o Secretário de Saúde do Estado encaminhe ao Ministério da Saúde a documentação, que ele já possui, e o setor será reabilitado. Já o recredenciamento do Setor de Oncologia Adulto vai depender, ainda, de remanejamento da FAP, o qual é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado”, explicou.

 

Nas audiências em Brasília, Alana Abrantes também tratou da habilitação da Cirurgia Cardíaca e de outros procedimentos para o HU, no que também obteve resultados positivos.

 

Atendimento não foi interrompido

 

Mesmo com a interrupção do envio de verbas para o Setor de Oncologia desde janeiro último, as atividades não foram interrompidas. “Atualmente atendemos 12 crianças e 60 pacientes adultos, recebendo quimioterapia em tratamento a diversos tipos de câncer. Não podemos deixar essas crianças sem atendimento”, ressaltou a médica.

 

Ela destaca que alguns tratamentos podem chegar a custar de R$ 20 mil cada. “Qual o pai, melhor, qual a família assistida pelo SUS pode pagar um tratamento deste?” Segundo ela, para manutenção dos serviços, já foram aplicados mais R$ 350 mil em recursos próprios da UFCG.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 10/07/2008