Começa domingo a 60ª Reunião Anual da SBPC

Evento contará com a apresentação de projetos da UFCG

Tem início no próximo domingo, dia 14, no campus da Unicamp em Campinas, SP, a 60ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Principal evento científico do país, a reunião conta com ampla participação de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa nacionais.

Um dos projetos que será levado pelo CNPq é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores de oito universidades brasileiras, dentre as quais a UFCG: três circuitos integrados complexos, seguindo padrões internacionais de qualidade.

Os três circuitos (um processador 8051, um decodificador MP3 e um decodificador MPEG4) foram projetados por grupos de pesquisadores da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, do Centro de Informática da UFPE e do Instituto de Computação da Unicamp. Os centros fazem parte do Projeto Brazil-IP.

Os três chips são conhecidos internacionalmente, pois são peças-chave na composição de vários sistemas utilizados na área de TV digital e multimídia. Por exemplo, uma versão ampliada do decodificador MPEG4 - desenvolvido na UFCG - está no coração de todo setup-box, equipamento necessário ao funcionamento de um aparelho de TV digital.

Outro projeto da UFCG que será apresentado no evento é o trabalho de iniciação científica Novos Potenciais Isoespectrais a Potenciais com Simetrias PT, da aluna Camilla Santos Rodrigues. Ela será representada pelo professor Rafael Rodrigues, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, que orientou o trabalho.

60ª Reunião

Constam da programação do evento 60 conferências, 60 simpósios, 40 mesas-redondas, 40 minicursos, 40 encontros, 10 assembléias e algumas sessões especiais, com concursos e entregas de prêmios. Também são apresentados por volta de 3 mil trabalhos de pesquisa em painéis — submetidos por autores brasileiros e estrangeiros.

Além do evento principal, ocorrem diversas atividades paralelas, como a 15ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, Concurso Cientistas de Amanhã - Edição 51, Prêmio José Reis, SBPC Cultural, EXPOT&C - Exposição de Tecnologia e Ciência, Feira do Livro e a SBPC Jovem, voltada para os estudantes de ensino básico.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 11/07/2008